Samsung Galaxy Note 7: Todas as novidades

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 4 min.

O dia em que tudo deixa de ser rumores e especulações em torno do novo phablet da Samsung chegou finalmente. O novo Samsung Galaxy Note 7 vem recheado de novidades, desde o seu irreverente leitor de íris, até à simples entrada USB-C, aqui propomo-nos a dar-te uma noção de tudo aquilo que a Samsung trouxe de novo para este excelente terminal.

Primeiro equipamento Samsung com leitor de Iris

Esta é sem dúvida a maior novidade que a Samsung trouxe com o seu Galaxy Note 7. Além do já comum leitor de impressões digitais, a gigante Sul-Coreana traz uma nova forma de autenticação biométrica, desta feita através dos teus olhos. Este sensor situa-se na parte frontal superior do equipamento, perto dos habituais sensores de luminosidade e proximidade e da câmara frontal.

Fará uso de um LED infravermelhos, possibilitando-o de funcionar da melhor forma mesmo em ambientes mais escuros. Se utilizas óculos, não te preocupes que o mesmo será capaz de reconhecer a tua Íris mesmo através das tuas lentes. Interessante é ainda o facto deste sensor ser capaz de reconhecer apenas um olho, como os dois.

Primeiro da família Note com um ecrã dual-edge

Esta é uma característica que o irá distinguir inequivocamente de todos aqueles que o antecederam. É verdade que há um par de anos a Samsung trouxe-nos o Galaxy Note Edge, porém esse era uma versão independente e continha apenas uma das laterais curvas. No caso deste Note 7, além de contar as duas laterais curvas é ainda o único integrante desta nova geração.

Primeiro equipamento do mundo com proteção Gorilla Glass 5

Apresentada à cerca de duas semanas, esta nova tecnologia da Corning faz então a sua estreia no mundo dos smartphones. Olhando para o seu ecrã curvo e a sua dimensão, muitos ficarão preocupados em deixar cair o equipamento e na sua provável quebra.

Pois bem, este Gorilla Glass 5 auto-propõe-se a proteger o ecrã do equipamento a quedas de até uma altura de 1.6 metros, aquilo que a Corning considera ser a altura do teu ombro. Ainda assim, não penses que o Galaxy Note 7 terá um ecrã indestrutível, o que claramente não se revelará verdade.

Vê também: Samsung Galaxy Note 7 | Todas as especificações

Finalmente a Samsung adotou o USB-C

Mesmo antes de a Samsung ter apresentado os seus Galaxy S7 Edge, umas das novidades que queríamos ver nesse duo era uma entrada USB-C, o que não se confirmou. O que alguns podem pensar ser uma pequice, pensem que o futuro será este novo protocolo e assim este novo equipamento está mais preparado para o futuro, além de que permitirá aos seus utilizadores carregarem o seu equipamento mais rapidamente.

Certificação IP68 contra águas e poeiras

Outra característica que este Galaxy Note 7 herdou dos seus irmãos da linha Galaxy S7 é a certificação IP68. Mais ainda, torna-se então no primeiro equipamento da linha Note com este tipo de proteção.

Graças a este tipo de certificação, o teu Galaxy Note 7 irá emergir imaculado de uma submersão de até metro e meio, por um período máximo de 30 minutos. Desta forma não deverás ter qualquer problema caso estejas, na rua, a utilizar o teu smartphone e subitamente comece a chover. Ou até mesmo se fores daqueles mais arrojados que gostam de tirar fotografias debaixo de água.

Uma nova TouchWiz acompanhada de uma nova S-Pen

Tal como já vimos a supor ultimamente, a Samsung acabou mesmo por introduzir uma nova versão da sua TouchWiz com este novo equipamento. Denominada de Note UX, ela continua na sua maior parte semelhante ao que estamos habituados na TouchWiz mas com alguns retoques. Os seus ícones estão agora mais simplistas, algumas aplicações com funcionalidades semelhantes foram unificadas numa só, tudo para que a experiência possa ser a melhor possível.

Quanto à nova S-Pen, este também traz algumas novidades interessantes, mesmo sendo esteticamente semelhante às suas antecessoras. Mas para conheceres em maior pormenor este pequeno acessório, nada melhor que dares uma vista de olhos ao nosso artigo dedicado à S-Pen.

Modelo base com 64GB de armazenamento interno e uma nova cor disponível

Nos dias de hoje, os programas que possuímos no nosso smartphone, bem como as fotografias com melhor qualidade captadas por câmaras cada vez melhores, exigem também um maior espaço para as armazenar-mos. Embora este equipamento venha com um slot para microSD até 256GB, os 64GB de memória UFS 2.0 deste Galaxy Note 7 serão certamente suficientes para um uso mais moderado do teu smartphone.

Outra coisa em que as grandes marcas estão a começar a apostar mais é em cores mais atraentes para os seus equipamentos. Nesse sentido, a Samsung disponibilizará agora a opção Azul Coral para este Note 7 e devo-te dizer que, pelo menos para mim, o terminal fica lindíssimo nesta cor.

Este é um apanhado geral das principais inovações que a Samsung introduziu neste novo Samsung Galaxy Note 7. Algumas destas novidades virão certamente a ser faladas com maior pormenor assim que tal se justifique, portanto mantém-te atento à 4gnews que mais estará por vir.

Talvez queiras ver:

  • Samsung apresenta novos Gear VR com conexão USB Tipo C
  • Samsung Gear S3 virá equipado com uma série de novos sensores
  • Google estará a repensar o seu launcher para os novos Nexus

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.