OPPO garante carregamento rápido e saúde da bateria com este trunfo no Find X5 Pro 5G

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Carga rápida vs saúde e durabilidade da bateria. Um dilema atual com novos padrões de carregamento rápido a desafiar os padrões convencionais, sobretudo pela mão da OPPO e Xiaomi com potências de carga de 80 W e 120 W nos mais recentes smartphones Android em 2022.

Vemos, com efeito, uma carga rápida a 80 W na gama OPPO Find X5, em particular no modelo base e modelo Pro 5G, ao passo que a Xiaomi estreou no Xiaomi 11T Pro o padrão de carga a 120 W e, desde então , já o incorporou em novos modelos. Veja-se, por exemplo, o Xiaomi 12 e respetiva gama também já no mercado em Portugal.

A conveniência do carregamento rápido é irrefutável

🛸 Welcome aboard the starship #OPPOFindX5Series! 🔋 Maximum speed: 80W#EmpowerEveryMoment pic.twitter.com/vuQj8a2BEk

— OPPO (@oppo) 11 de março de 2022

A conveniência de uma carga completa em cerca de 30 minutos é inegável. Porém, a autonomia e saúde das baterias é uma preocupação para qualquer utilizador de smartphones. Além disso, o acumular de baterias de lítio descartáveis acaba por ser um tema cada vez mais premente para as sociedades quando se trata do futuro e sustentabilidade.

Assim, para responder ao primeiro ponto sem comprometer o segundo, a OPPO tem apostado no desenvolvimento de tecnologias que permitam aumentar o tempo de vida útil como o desempenho diário das baterias.

Never miss a moment with #OPPOFindX5Series:🐉 #Snapdragon 8 Gen 1🔋 80W #SUPERVOOC🔋 50W AIRVOOC#EmpowerEveryMoment pic.twitter.com/CP46PCiiEB

— OPPO (@oppo) 7 de março de 2022

É aqui que entra o Motor de Saúde da bateria OPPO é uma das inovações mais recentes da marca e um dos seus segredos para tentar responder a estes desafios.

Estima-se que nos próximos oito anos a procura global por baterias de iões de lítio irá aumentar 11 vezes, atingindo mais de dois terawatt-hora em 2030.

O Motor de Saúde da Bateria é uma tecnologia promissora da OPPO

A procura vem do crescimento do número de veículos elétricos e de pequenos produtos eletrónicos como os telemóveis. Os smartphones são hoje figuras centrais nas vidas das pessoas, porque que permitem fazer quase tudo.

Todavia, devido à dependência destes equipamentos e a consequente exigência em relação à autonomia dos mesmos, a duração da bateria tornou-se crítica para o desempenho dos smartphones.

Foi por isso que a OPPO desenvolveu uma série de inovações no sistema de carregamento do seu mais recente topo de gama que resultaram na estreia do Motor de Saúde da Bateria do Find X5 Pro 5G. Está presente apenas neste modelo Pro.

Mais concretamente, o Motor de Saúde da Bateria apresenta-se como uma solução otimizada que surge após três anos de investigação e inovação. Baseia-se no processador de gestão de bateria personalizado e inclui duas tecnologias-chave: Algoritmo Inteligente de Saúde da Bateria e Tecnologia de Recuperação de Bateria.

Algoritmo Inteligente e Recuperação de Bateria

Large 5000 mAh battery + #SUPERVOOC + Battery Health Engine = a long-lasting, quick-charging and anxiety-free smartphone experience. And how's this for fast? 👇80W SUPERVOOC = 0 to 50% in just 12 minutes! 50W AIRVOOC = nearly empty to 100% in just 50 minutes! pic.twitter.com/oBMhhmAO6b

— OPPO (@oppo) 24 de fevereiro de 2022

Sucintamente, o algoritmo ajuda a minimizar o lítio morto, resultante de corrente excessiva ou sobrecarga, e mantendo a corrente máxima de carregamento.

Ao mesmo tempo, a tecnologia de recuperação da bateria consiste na presença de um componente químico interno da bateria, capaz de reparar continuamente os elétrodos durante os ciclos de carga e descarga da bateria. Na prática, formando uma película mais estável e duradoura, apelidada pela fabricante de Interface Eletrolítica Sólida.

Em suma, graças a estas tecnologias a OPPO garante que a longevidade da bateria no OPPO Find X5 Pro 5G será o dobro do padrão da indústria - cerca de 2 a 3 anos.

Assim, podem continuar a tirar partido do carregamento rápido deste telefone sem recear pela degradação da bateria. Certo é que apenas o tempo dirá se tais premissas funcionam como esperado, mas tudo aponta nesse sentido.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.