WhatsApp: há boas e más notícias a chegar à app de mensagens para Android e iOS

Rui Bacelar
Comentar

A app de mensagens mais popular do mundo para Android e iOS tem novidades para quem usa a câmara nativa do WhatsApp, uma das boas notícias a chegar à plataforma do grupo Meta (ex-Facebook). Por outro lado, temos também novas limitações a chegar a esta rede de comunicações instantâneas.

Temos, com efeito, uma nova interface para a app de câmara fotográfica nesta aplicação de mensagens, bem como novas restrições para o envio e partilha de mensagens em corrente no WhatsApp. Em ambos os casos, as novidades encontram-se em fase de testes (beta) para ambos os sistemas Android e iOS.

Há novas restrições para o envio de mensagens nos grupos de WhatsApp

WhatsApp is enabling new forwarding limits!WhatsApp is now enabling new restrictions when forwarding forwarded messages to other group chats on WhatsApp beta for Android and iOS.https://t.co/hXrDpPWPFU

— WABetaInfo (@WABetaInfo) 1 de abril de 2022

Em primeiro lugar as "más notícias", detetadas primeiramente pela publicação WABetaInfo. Com efeito, de acordo com a sua investigação foram detetadas novas restrições no número de vezes que uma mesma mensagem poderá ser reencaminhada através de vários grupos de WhatsApp.

Os novos limites foram detetados na versão Android 2.22.7.2, bem como na versão iOS 22.7.0.76, em ambos os casos na versão beta (de testes) da app de mensagens. Note-se que este limite impõe restrições severas, podendo uma determinada mensagem ser reencaminhada uma única vez.

Quebrar a cadeia com novas regras para mensagens reencaminhadas

WhatsApp

A limitação em causa deve chegar também à versão estável do WhatsApp nas próximas semanas findo o programa de testes beta atualmente em curso. Assim, tal como podemos observar pela captura de ecrã acima, deixará de ser possível encaminhar uma mensagem recebida num chat de grupo para outra conversa de grupo.

São, portanto, novas regras para pautar as mensagens encaminhadas através dos grupos de WhatsApp, uma mudança que impactará milhões de utilizadores assim que chegar à versão estável desta plataforma.

Há uma nova interface (UI) para a app de câmara fotográfica no WhatsApp

WhatsApp is launching a new interface for the camera on Android beta!WhatsApp is now releasing a revamped interface for the camera and media picker to some users on the latest WhatsApp beta for Android updates.https://t.co/IzzTyzsR18

— WABetaInfo (@WABetaInfo) 2 de abril de 2022

As mudanças já haviam chegado aos utilizadores do WhatsApp em iOS (iPhone e iPad). Agora, contudo, chegarão também aos utilizadores da app de mensagens para Android, atualmente na fase de testes beta 2.22.8.11 para o sistema da Google.

Atualmente os utilizadores registados no programa de testes já podem atualizar a respetiva aplicação e experimentar o novo aspeto, mais limpo e sucinto, da aplicação de câmara fotográfica nativa desta app de mensagens. Esta é a "boa notícia".

Aspeto renovado para a app de câmara no WhatsApp para Android

WhatsApp

As mudanças serão visíveis na aplicação de câmara, com mais transparência nos botões e interface notoriamente simples, agora também na versão para Android após ter estreado na app para iOS. Além disso, tal como noticiado em ocasião anterior, também o seletor de arquivos (imagens) está mais simples, com uma linguagem de design mais clara.

Estas alterações apresentam algumas diferenças face à versão introduzida em iOS, mantendo-se, por exemplo, a barra de conteúdos multimédia ao usar a app nativa do WhatsApp, algo que fora removido na versão para iPhone e iPad gerando algumas críticas.

Alterações e melhorias já em distribuição para Android e iOS

Sintetizando, temos novos limites para o número de vezes que podemos encaminhar / partilhar uma mensagem, com limites sérios nos chats de grupo. Por outro lado, os utilizadores Android podem encontrar mudanças na câmara nativa do WhatsApp e seletor de arquivos multimédia atualmente em distribuição de forma gradual e faseada.

O WhatsApp tem feito chegar várias novidades ao seu serviço nas últimas semanas com novidades para as mensagens de áudio, respetiva apresentação, bem como para o funcionamento geral da plataforma. Note-se, por fim, que qualquer utilizador pode inscrever-se no programa beta e assim testar as novidades em primeira mão.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com as novidades de tecnologia na 4gnews. Email: ruifbacelar@gmail.com