Que a Samsung está a preparar o sucessor do Galaxy A35 há vários meses – o seu ‘rei dos smartphones de gama média’ -, não será propriamente uma novidade; mas que as primeiras informações sobre este novo modelo já estão online é, provavelmente, algo que não estaria tão cedo nas previsões do fabricante coreano.
Apesar disso, alguns detalhes sobre o sucessor do A35 acabam de escapar e surgiram online numa tabela de benchmark, revelando o que os utilizadores poderão esperar deste novo modelo.
A informação é ainda propícia a rumores e especulações sobre as principais componentes técnicas, mas já permitem perceber algumas das direções que a Samsung poderá escolher para o A36 5G, a lançar no final do primeiro trimestre de 2025.
Snapdragon no horizonte – resta saber qual!
A primeira informação sobre o novo Galaxy A36 5G surgiu num teste publicado no Geekbench e reproduzido pelo 91mobiles, sob o número de modelo SM-A366B.
No quadro é possível confirmar a utilização do Android 15 como SO de base, bem como um SoC denominado ’parrot’, que o 91mobiles sugere ser um nome de código para um chipset da Qualcomm – provavelmente o Snapdragon 6 Gen 1.
A confirmar-se esta opção, será sempre um upgrade face à versão Exynos 1380 da Samsung usada no A35, embora deixe a desejar quanto à atualidade do chipset, já que à data de lançamento terá três anos no mercado.
No entanto, a mesma fonte avança que a Samsung poderá optar por uma versão mais recente, como Snapdragon 6 Gen 3 ou mesmo o 7 Gen 2, sobretudo porque a velocidade dos núcleos confere basicamente com a informação apresentada no quadro - 2.4 GHz e 1.8 GHz.
De resto, o novo Galaxy A36 5G deverá incluir, pelo menos, os 6GB de memória RAM incluídos na versão que vai substituir, embora seja de esperar 8GB; do mesmo modo, a fasquia à volta dos 330 euros cobrados pelo A35 poderá também depender do chipset usado, bem como das restantes características técnicas, ainda por confirmar.