Samsung firma negócio milionário para equipar o Tesla Cybertruck

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Samsung acaba de firmar um contrato de fornecimento com a Tesla no valor de cerca de 500 milhões de dólares. A tecnológica sul-coreana fornecerá sensores de imagem para o veículo elétrico mais irreverente da empresa de Elon Musk, o Tesla Cybertruck.

Mais concretamente, será a Samsung a produzir várias das câmaras e sensores de imagem a marcar presença no próximo veículo elétrico da Tesla a ser produzido em massa, com cada Cybertruck a integrar diversos sensores ISOCELL na sua construção.

Sensores Samsung ISOCELL equiparão o Tesla Cybertruck

A notícia foi avançada primeiramente pela publicação Sammobile, dedicada aos desígnios da Samsung e tendo como fonte publicações sul-coreanas. De acordo com os seus testemunhos, o contrato já terá sido firmado entre as duas gigantes tecnológicas.

Estes módulos de imagem e vídeo integrarão os vários sistemas de condução e segurança do veículo elétrico apresentado por Elon Musk em 2019. Foi nesse ano que conhecemos o protótipo da pick-up mais arrojada que o mercado automóvel viu até então.

Importa frisar que parte do seu design futurista assenta, por exemplo, na inexistência de espelhos retrovisores. Um aparente lapso que a Tesla contrapõe com diversas câmaras e sensores cuja informação é apresentada no dashboard no painel central.

A nova geração de sensores ISOCELL terá cativado o interesse da Tesla

Para conseguir este design sem espelho, a Tesla dotará o veículo de várias câmaras e sensores similares. Por outro lado, para a Samsung esta não será a primeira investida no mundo dos carros elétricos, tendo já trabalhado junto da Tesla.

Com efeito, a Samsung já forneceu à norte-americana tecnologia para as baterias elétricas. Agora, contudo, estará em causa um contrato de fornecimento substancialmente maior, orçado em cerca de 436 milhões de dólares, ou cerca de 368 milhões de euros.

Damos conta também de um rumor paralelo que aponta o fornecimento de outros componentes da Samsung à Tesla. Em causa estão os PixCell LED de nova geração que poderão marcar presença nas óticas dos Tesla.

A Cybertruck foi apresentada em 2019 e chegará em breve às estradas

Para já, contudo, o entendimento versará apenas sobre os novos sensores de imagem a ser integrados nos carros elétricos da Tesla.

Igualmente interessante é o recém-apresentado sensor de imagem ISOCELL Auto 4AC. Trata-se de um sensor de imagem Samsung concebido especificamente para dar resposta às necessidades das fabricantes automóveis. Por outras palavras, esta tecnologia também pode vir a marcar presença na Tesla Cybertruck, entre outros veículos elétricos.

O sensor ISOCELL Auto 4AC especializa-se na eliminação dos cantos mortos. Isto é, evitando zonas cegas em que o utilizador não tenha perceção do que se passa em seu redor. Para tal, a Samsung dá a conhecer a solução CornerPixel que aumenta o campo de visão para uma experiência de condução mais segura.

Em síntese, contamos com mais tecnologia e soluções da Samsung a chegar ao mercado automóvel. O acordo recém-firmado com a Tesla é a confirmação do interesse redobrado da sul-coreana neste mercado automóvel.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung dará início à produção dos novos chips a 3 nm em 2023
  • Apple acolherá um dos principais pedidos dos utilizadores nos novos MacBook Pro
  • Samsung Galaxy Z Fold 3 e Galaxy Z Flip 3: conhece os preços destes dobráveis
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.