Samsung apresenta a nova linha de processadores Samsung Exynos 5

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 1 min.

A Samsung é uma das maiores empresas do mundo, sobretudo quando olhamos para o sector de tecnologia. Desdobra-se em vários departamentos, desde a produção de smartphones à produção de ecrãs e ao departamento de semicondutores. Este último acabou de apresentar os novos processadores da gama Samsung Exynos 5.

Estes novos processadores (SoC's) da linha Samsung Exynos 5 serão os "motores" da próxima geração de smartphones de gama média. Em 2018 preparem-se para começar a ver o primeiro lote de dispositivos com estes novos processadores. Aliás, o primeiro dispositivo a ser equipado com esse mesmo processador da sul-coreana será o Meizu M6s.

Vê ainda: para o teu Android

Este aqui. Curiosamente, o primeiro smartphone a utilizar os novos processadores da marca será um equipamento de uma marca rival. Seja como for, em última análise é sempre a sul-coreana a que mais ganha com a venda dos seus componentes.

Samsung Exynos 5, os "motores" de gama média

Particularmente cativante dentro da nova gama Samsung Exynos 5 é o Exynos 7872. Este SoC possui um total de 6 núcleos de processamento. Temos aqui 4 CPU's Cortex-A53 com uma frequência máxima de 1.6GHz para as tarefas mais simples, são os núcleos que menos energia consomem. Já por outro lado temos também 2 CPU's Cortex-A73 de alta-performance. Estes com uma frequência máxima de 2GHz.

No departamento gráfico temos aqui a Mali-G71MP1 para além de um modem capaz de proporcionar velocidades LTE Cat.7 para tráfego de dados. Mais concretamente, 300Mbps em velocidades de download e até 150Mbps em velocidades de upload.

A tecnológica sul-coreana não refere o suporte para um sensor fotográfico duplo mas este novo processador suporta um máximo de 21.7MP. Valor máximo da câmara frontal e da câmara traseira. Poderá ainda gravar vídeo até 120fps em Full-HD.

Por último, este novo processador Exynos 5 (7872) possui uma litografia (construção) a 14nm que promete uma performance capaz de duplicar os números do seu antecessor direto. Esperemos para ver assim que os primeiros smartphones cheguem ao mercado com este novo "motor".

Assuntos relevantes na 4gnews:

Qualcomm Snapdragon 670 tem uma performance idêntica ao OnePlus 3

H018

amsung Galaxy S8

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.