Samsung: estes smartphones vão receber a interface One UI 5.0 baseada em Android 13

Mónica Marques
Comentar

Parece que a Samsung quer ser uma das primeiras na corrida para o novo Android 13 e está já a preparar o lançamento de uma nova interface baseada neste sistema operativo.

Ainda durante este ano, seis séries de smartphones da gigante sul-coreana podem receber a mais recente interface One UI 5.0. Revelamos-te os terminais que fazem parte da lista de elegíveis.

Seis séries Samsung Galaxy vão receber a nova One UI 5.0 ainda este ano

Samsung Galaxy Z Fold 4
O Samsung Galaxy Z Fold 4 está disponível em Portugal com um custo a começar nos 1.859,90 euros Crédito@Samsung

A Samsung está apostada em ser líder na disponibilização de atualizações para os seus terminais móveis. Todos os meses, a marca lança atualizações e patches de segurança para vários dispositivos do seu amplo leque de oferta.

E depois de já ter lançado a versão beta da nova One UI 5.0, parece que está já a preparar o lançamento da versão estável da nova interface, baseada no sistema operativo Android 13. A informação chega através do site Sammobile que avança que, pelo menos, seis séries de smartphones vão receber esta tão aguardada atualização ainda no decorrer do ano de 2022.

Segundo o mesmo site, estes são os smartphones elegíveis para a atualização:

  • Galaxy S21
  • Galaxy S22
  • Galaxy Z Fold 3
  • Galaxy Z Fold 4
  • Galaxy Z Flip 3
  • Galaxy Z Flip 4

Como é possível constatar, a gigante sul-coreana quer atualizar em primeiro lugar os seus modelos topo de gama. Mas, ao que tudo indica, no primeiro trimestre de 2023, os restantes terminais móveis da Samsung vão também receber a grande atualização. Uma das primeiras séries a receber a atualização será a Galaxy A, posicionada no segmento de gama média e que tem bastante sucesso entre os utilizadores.

Samsung Galaxy S23 pode integrar um sistema de reconhecimento facial mais preciso

Entretanto, outras notícias relacionadas com a Samsung dão conta de que a série Galaxy S23 poderá chegar com um reconhecimento facial mais preciso.

De acordo com o site GalaxyClub, a gigante sul-coreana deu entrada de um pedido de patente na autoridade do seu país de origem que prevê o uso de duas câmaras sob o ecrã dos terminais móveis para criar um modelo tridimensional do rosto do utilizador.

Este sistema seria bastante mais preciso e, por outro lado, também mais seguro. Ao criar e reconhecer um modelo 3D do rosto do utilizador, o smartphone não poderia ser desbloqueado com uma fotografia de duas dimensões. Tal evitaria que pessoas alheias tivessem acesso ao conteúdo do smartphone, ao desbloqueá-lo com uma fotografia.

Para já, e como acontece com todos os pedidos de patente, esta é apenas uma hipótese na qual a Samsung está a trabalhar e que poderá ser incluída na próxima série de smartphones topo de gama da marca.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. Email:monicamarques@4gnews.pt