Samsung: eis os smartphones que recebem a One UI 5 e o Android 13 em 2022

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Samsung é a marca líder no mercado de smartphones em 2022. Graças aos seus produtos uma boa parte da população mundial tem acesso à Internet, bem como às demais regalias proporcionadas pelos telemóveis inteligentes. Em simultâneo, é também a Samsung que condiciona, ou permite, o acesso à mais recente versão do sistema operativo Android, o Android 13 da Google.

Nesta campo, felizmente, a Samsung tem feito um trabalho exemplar ao esforçar-se para que os seus equipamentos recebam, o quanto antes, as novidades do Android.

Agora, ficamos a saber quais dos seus modelos receberão, ainda em 2022, a One UI 5, a mais recente versão da sua interface de utilizador baseada no novo Android 13 da Google.

Estes smartphones Samsung receberão este ano a One UI 5 e Android 13 da Google

  • Galaxy S22
  • Galaxy S22+
  • Galaxy S22 Ultra
  • Galaxy S21
  • Galaxy S21+
  • Galaxy S21 Ultra
  • Galaxy Z Fold 4
  • Galaxy Z Flip 4
  • Galaxy Z Fold 3
  • Galaxy Z Flip 3
  • Galaxy A53

A One UI 5 da Samsung está ainda na fase de testes, na 3.ª versão Beta

I am loving the new Always On Display Animations on Samsung One UI 5.0 Beta 3. Lovely transitions from Always On Display to Lock Screen and Vice Versa. Available on S22 and S21 series(in some regions unfortunately) pic.twitter.com/xiUAS44DsS

— sakitech (@sakitechonline) 22 de setembro de 2022

Importa frisar, contudo, o caráter não oficial desta lista. A mesma foi avançada, em exclusivo, pela publicação SamMobile, sempre atenta aos desígnios da gigante sul-coreana. Ainda que a mesma se revele muito provável, é uma listagem que carece de posterior e efetiva confirmação pela própria fabricante.

Ainda que os trabalhos de programação e desenvolvimento da One UI 5 estejam em curso, temos já várias versões de testes disponíveis para os utilizadores interessados e é graças a elas que já tivemos os primeiros vislumbres desta interação da UI.

The third One UI 5.0 beta firmware has just started rolling out for Exynos-powered Galaxy S22 models across Europe, or at least in a few European countries, including Germany and Poland. pic.twitter.com/OzKj5U8gtj

— Cyber Tech (@MrCyberTech) 21 de setembro de 2022

Note-se ainda que de momento a One UI 5, baseada no Android 13 da Google, encontra-se em fase de testes. Com efeito, estamos já na 3.ª versão Beta distribuída pela marca para alguns dos seus modelos de smartphones Android e onde já figuram várias das novidades que deverão marcar presença na versão estável, final.

Samsung ONE UI 5.0 Beta 3 brings major changes and additions. We even have new cool wallpapers instead of boring samsung wallpapers. Hooray. Available in some regions. Available on S22 and S21 series. pic.twitter.com/wqvnLD1lxV

— sakitech (@sakitechonline) 22 de setembro de 2022

Estas compilações beta estão disponíveis para modelos como os Galaxy S22 e Galaxy S21 disponíveis na Europa com o chipset Exynos. São, aliás, uma ótima forma de explorar a abordagem da Samsung ao Android 13 e saber com o que contar futuramente.

Samsung estende a atualização também aos modelos Galaxy A53 ainda em 2022

One UI 5 wallpapers 👀😮👇🔥 pic.twitter.com/tHxtJby1lW

— Techy Preacher ᵗᵖ   👽 👨‍💻 👑 (@TechyPreacher) 23 de setembro de 2022

Ainda que determinados modelos como a gama de produtos Galaxy Z e Galaxy S fossem tidos como "certos" para receber o Android 13 em 2022, o mesmo não pode ser dito dos Galaxy A.

Por via da regra, os modelos de gama média tendem a demorar mais alguns meses a receber as novidades, mas este ano tudo aponta para uma distribuição mais expedita das novidades.

A Samsung mostra-se assim empenhada na melhoria da sua política de atualizações, com novo software a chegar aos utilizadores em tempo útil, vindo melhorar os seus smartphones. Agora, resta-nos aguardar para conhecer todas as novidades do Android 13 revestido pela nova One UI 5.

Numa última nota, estes modelos não deverão receber as novidades, tal como demos a conhecer em ocasião anterior.

Por fim, esta nova versão da interface de utilizador será distribuída via OTA (over the air) no decurso dos próximos meses para os smartphones Samsung elencados nesta lista. Para os demais modelos eleitos, as novidades devem chegar em 2023.

One Ui 5 beta 3. There is new menu when long pressing on lockscreen which allows for easy customization pic.twitter.com/pTyJ8aoqRV

— V3trox360 (@Vetrox360) 21 de setembro de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.