Xiaomi lança o mais completo e automático dos aspiradores robot em 2022

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Xiaomi tem atualmente um bom acervo de aspiradores inteligentes no mercado, com vários modelos disponíveis em Portugal. Porém, ficamos agora a conhecer aquela que será a solução de limpeza mais completa da marca chinesa, com ligação fixa à rede de água da casa, entre outros trunfos. Este é o novo aspirador robot Xiaomi MIJIA Sweeping and Mopping Robot Vacuum Cleaner.

Tal como o nome indica, o aspirador inteligente foi lançado pela sub-marca MIJIA, especializada nos gadgets e acessórios IoT da empresa liderada por Lei Jun.

O destaque, para além das demais especificações técnicas, para a carga e descarga automáticas do depósito de água do aspirador robot, com ligação à rede doméstica.

Aspira, lava, limpa-se e despeja, tudo de forma automática neste aspirador robot

Xiaomi MIJIA Sweeping and Mopping Robot Vacuum Cleaner
Acesso à rede de água da casa para carga e descarga de águas.

A comodidade é o atributo que melhor define os robots aspiradores. Com efeito, a cada nova geração estes assistentes de limpeza para o lar estão mais inteligentes, com maior potência de sucção e ágeis na navegação, além do mapeamento detalhado.

Em simultâneo, a necessidade de manutenção física dos robots aspiradores diminui na igual proporção do seu preço e qualidade geral. Agora, com o novo Xiaomi MIJIA Sweeping and Mopping Robot Vacuum Cleaner temos um novo patamar de comodidade.

Este robot não só esvazia o depósito do lixo e detritos sólidos, como é capaz de se lavar internamente para manter a mopa em boas condições de operação. De igual modo, também atesta o depósito interno de água para uma próxima ronda de lavagem do chão.

Este é o Xiaomi MIJIA Sweeping and Mopping Robot Vacuum Cleaner

MIJIA Sweeping and Mopping Robot Vacuum Cleaner
Secagem automática da mopa após operação e limpeza automática.

A sua base de limpeza e carregamento mantém assim o robot aspirador nas melhores condições de operação durante mais tempo, ao ser capaz de o limpar, atestar (de água). Aliás, pode até secar a mopa dupla para evitar a acumulação de humidade e mau odor.

O MIJIA Sweeping and Mopping Robot Vacuum Cleaner tem uma potência de sução de 4 000 Pascal, bem como quatro modos de potência reguláveis, além de uma miríade de opções de limpeza e operação.

É dotado de uma câmara frontal, bem como algoritmos de IA para melhorar gradualmente a sua eficácia de cobertura e navegação pelo lar. Mais ainda, também temos o sistema LiDAR para mapeamento 3D rápido e preciso, além de navegação inteligente.

O robot aspirador pode detetar automaticamente obstáculos, levantando a sua mopa, seja para não estragar algum piso, ou evitar molhar uma porção de chão, entre outros comportamentos automatizados. Tudo, claro, passível de controlo pelo utilizador.

O mais automático dos robots aspiradores da Xiaomi

MIJIA Sweeping and Mopping Robot Vacuum Cleaner
O aspirador levanta automaticamente a mopa ao passar por tapetes, por exemplo.

Em suma, o novo robot aspirador Xiaomi MIJIA é uma ode à tecnologia e o primado das casas inteligentes. Trata-se de um modelo topo de gama, equipado com todos os melhores atributos desenvolvidos pela marca chinesa.

É um novo farol de inovação, mostrando em que sentido têm evoluído este tipo de produtos que tanto nos podem ajudar nas mais mundanas tarefas.

Atualmente o robot aspirador Xiaomi MIJIA Sweeping and Mopping Robot Vacuum Cleaner está disponível na China por 3 999 yuan, cerca de 562 dólares, ou 562 euros à atual taxa de conversão. Note-se que este é o seu preço de lançamento.

Por fim, de momento não temos informações sobre a sua disponibilidade global, ainda que seja provável uma eventual disponibilização mais alargada.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.