Samsung: estes smartphones não receberão o Android 13 e a One UI 5

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O sistema operativo Android 12 é uma das versões mais populares do sistema operativo da Google junto de milhões de utilizadores de smartphones Samsung. Com efeito, esta versão estará já instalada em mais de 100 milhões de dispositivos móveis da marca sul-coreana com a respetiva versão da One UI 4. Agora, porém, a fabricante líder de mercado prepara a distribuição do Android 13.

Fá-lo-á através, ou com, a sua interface One UI 5, a próxima grande versão da interface do utilizador baseada no sistema operativo Android 13 da Google, disponibilizado pela tecnológica norte-americana durante o verão.

Porém, a cada nova geração de smartphones e de distribuições anuais do SO, há modelos que deixam de receber as novidades.

Samsung One UI 5

Tal é o caso da lista de smartphones Samsung que podem consultar em seguida.

Smartphones Samsung sem direito ao Android 13 e One UI 5

  • Galaxy Note 10
  • Galaxy Note 10+
  • Galaxy Note 10+ 5G
  • Galaxy S10
  • Galaxy S10e
  • Galaxy S10+
  • Galaxy S10 5G
  • Galaxy Fold

Ainda que a Samsung esteja a fazer um dos melhores trabalhos no respeitante à distribuição das atualizações de software, há determinados modelos que se aproximam do fim de vida útil.

Tal é o caso dos paradigmáticos Galaxy Note 10, dos S10, bem como do primeiro smartphone dobrável topo de gama, o Galaxy Fold, já com quatro anos de existência.

Importa frisar que esta listagem foi avançada pela publicação Sammobile em primeiro lugar. Porém, a mesma baseia-se nas novas regras e critérios estabelecidos pela fabricante líder de mercado para a sua One UI, divulgados publicamente.

One UI 5 trará novos recursos aos smartphones Samsung

In One UI 5 Beta 2 the native orientation button needs to be turned on Earlier we used to see a small button in the corner whenever the screen rotation used to change with auto rotation locked. Now to see that button you need to enable the toggle shown below. pic.twitter.com/IvU7IFkC8r

— Maaz Perwez (@MaazMz) 13 de setembro de 2022

Ainda que os modelos supracitados, em fim de vida útil, fiquem confinados ao Android 12 com a One UI 4, há várias novidades a ser preparadas para os modelos mais recentes. Para estes, teremos mais recursos de captação de conteúdo, mais opções para a câmara fotográfica, além de opções alargadas de produtividade, segurança e personalização dos dispositivos móveis.

Em suma, são más notícias para os utilizadores dos smartphones Samsung em questão, mas vêm apenas dar seguimento à atual política de atualizações da marca.

Aliás, pode dizer-se, com o mérito que lhe é devido, que a Samsung é uma das marcas que mais atualiza os seus equipamentos, durante mais tempo, sobretudo para modelos de gama alta.

Por fim, importa frisar que apesar de não receberem a One UI 5, os equipamentos vão receber pelo menos mais um anos de atualizações de segurança.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.