Samsung e Qualcomm estabelecem novo recorde de velocidade 5G

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Com o 5G ainda a dar os primeiros passos em Portugal, é do estrangeiro que nos chegam notícias daquilo que a tecnologia consegue oferecer. Já todos sabíamos das suas incríveis velocidades, mas a Samsung e a Qualcomm acabam de estabelecer um novo recorde.

Num teste de ligação efetuado num laboratório no estado do Texas, nos EUA, as empresas conseguiram atingir uns incríveis 8,08 Gbps de download. Com efeito, este é o novo máximo que o novo padrão de redes móveis já provou conseguir atingir.

Samsung e Qualcomm registam uns incríveis 8,08 Gbps de download

Este novo marco foi alcançado com recurso ao sistema Snapdragon X65 5G Modem-RF desenvolvido pela Qualcomm. A tecnológica americana colocou este dispositivo à disposição da Samsung para que a última pudesse desenvolver este teste às velocidades do 5G.

Importa notar que os 8,08 Gbps de download foram alcançados dentro de um laboratório. Este teste recorreu à tecnologia New Radio Dual Connectivity que combina as redes mmWave e mid-band nas frequências de 800 MHz e 100 MHz, respetivamente.

Simplificando as coisas, podemos dizer que este teste foi desenvolvido num ambiente controlado e com condições perfeitas. Algo que na vida quotidiana poderá ser difícil de recriar.

Ainda assim, o teste realizado por estas duas gigantes da tecnologia revela-nos todo o potencial que as redes móveis 5G podem proporcionar. Sabemos agora que é possível ultrapassar os 8 Gbps de velocidades de download em rede móvel.

Se algum dia o utilizador português conseguirá usufruir destas velocidades é algo a que ainda não podemos responder. Para já, a principal preocupação passa por ter acesso ao novo padrão de redes móveis.

As principais operadoras de telecomunicações a operar em Portugal já começaram a libertar as suas propostas de ligação 5G. Até 31 de janeiro, as operadoras oferecem esta modalidade aos seus clientes como incentivo à adesão aos seus pacotes 5G.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung Galaxy S22+ e S22 Ultra podem ter característica no ecrã nunca antes vista
  • Realme já está a preparar o lançamento global do Realme GT 2 Pro
  • A Apple está a desenvolver este smartphone, mas podemos nunca vir a conhecê-lo
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.