Samsung e Google aliam-se para transformar a nossa Smart Home

Rui Bacelar
Comentar

A Samsung aliou-se à Google para tornar o nosso lar mais inteligente. Com efeito, a Samsung Electronics anunciou recentemente uma parceria alargada com a Google para levar a interoperabilidade doméstica inteligente para o próximo nível.

Os utilizadores de smartphones e tablets Samsung Galaxy conseguirão integrar facilmente dispositivos compatíveis com a Matter, tanto nos ecossistemas SmartThings como no Google Home. É um sérios esforço para simplificar a Smart Home.

Smart Home ou casa inteligente, onde vários eletrodomésticos se "ligam"

Samsung Google Matter Smart Home

A Smart Home, casa inteligente, é, de momento, uma realidade fragmentada. Problemática reconhecida pela Samsung, bem como pela própria Google. Até agora, os proprietários de casas inteligentes enfrentam vários desafios ao utilizarem os seus dispositivos em múltiplos ecossistemas.

A ligação de dispositivos entre ecossistemas envolve frequentemente muitos passos através de múltiplas aplicações para ligar contas. Ora, isto é algo que nem sempre funciona em ambos os sentidos.

Tal significa que os utilizadores têm de se lembrar que aplicações e interfaces podiam controlar ou automatizar um determinado dispositivo.

Simplificar a configuração e uniformizar as várias plataformas Smart Home

Samsung Google Matter Smart Home

As capacidades multi-administrativas da norma Matter fornecem a base para ligar dispositivos diretamente a múltiplas aplicações e ecossistemas, dando aos consumidores maior flexibilidade e escolha.

Neste sentido, a Samsung e a Google estão a construir em multi-admin. Na prática, permitindo aos utilizadores encontrar, optar por ligar e controlar dispositivos habilitados para Matter através do SmartThings ou das aplicações Google Home no Android.

Quando os utilizadores entram na aplicação SmartThings, serão informados sobre os dispositivos Matter que foram configurados com o Google Home e ser-lhes-á dada a opção de facilmente integrar esses dispositivos no SmartThings, e vice-versa.

Matter é o recurso da Google que promete harmonizar a Smart Home

Samsung Google Matter Smart Home

Agora, quer os utilizadores queiram controlar a sua casa inteligente na sua aplicação SmartThings ou no Google Nest Hub, os dispositivos estarão sempre lá identificados.

Assim, os utilizadores não terão de adicionar manualmente cada um dos seus dispositivos. Aliás, nem de se preocupar com o ecossistema em que o seu dispositivo tenha sido instalado primeiro.

SmartThings e Google Nest Hub, rumo à convergência

SmartThings ou no Google Nest Hub

"Na qualidade de maior promotor de Android, a Samsung valoriza a sua forte parceria com a Google. Proporcionar aos utilizadores uma maior flexibilidade através desta nova funcionalidade multi administrador é uma progressão natural na nossa evolução como parceiros."

"Assim, permitindo-nos apoiar melhor a nossa larga base de utilizadores já existentes e potenciais com produtos Samsung e Google", refere Jaeyeon Jung, Vice-Presidente Corporate e Diretor da SmartThings, Mobile eXperience Business da Samsung Electronics.

"Tanto o SmartThings como a Google estão empenhados na escolha do utilizador e em dar aos consumidores o poder de controlar os seus próprios dispositivos."

"Esta colaboração promove esse compromisso, melhorando a experiência do utilizador e promovendo a transparência entre os ecossistemas", adianta Jaeyeon Jung.

"Com o lançamento da Matter, compreendemos que haverá novas expectativas, quando se trata de conectividade doméstica inteligente."

"Estamos orgulhosos de estabelecer uma parceria com a Samsung Electronics para oferecer aos novos e atuais utilizadores domésticos inteligentes o seu primeiro vislumbre do futuro da casa inteligente e da facilidade de utilização que lhe está associada", disse Matthew McCullough, Vice-Presidente, Gestão de Produtos e Desenvolvimento Android da Google.

Por fim, a funcionalidade multi-admin Matter da Samsung e da Google será implementada nas próximas semanas.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com a atualidade tecnológica na 4gnews. Email: ruibacelar@4gnews.pt