Os analistas da Canalys já partilharam o mais recente relatório referente aos envios/vendas de smartphones globalmente. Este mostra quem dominou no último trimestre de 2022, mas também faz um apanhado de todo o ano.
De maneira geral, o mercado caiu 17% em vendas neste último trimestre do ano, face ao período homólogo. E mesmo durante todo o ano, as vendas caíram 11%, totalizando perto 1,2 mil milhões de unidades vendidas.
É sem surpresas que a Samsung liderou durante o ano de 2022, com uma quota de mercado de 22%. Mas a Apple não ficou muito longe, amealhando uma quota de mercado de 19%.
Quem se distanciou mais da posição de liderança foi a Xiaomi, que conseguiu 13% de quota de mercado durante este ano. O TOP 5 fecha com a Oppo e a Vivo com 9% de quota de mercado. As restantes fabricantes continuam com 28% de quota de mercado.
Apple liderou mercado mobile no último trimestre de 2022
Como vem sendo habitual, durante o quarto trimestre foi a Apple a liderar o segmento mobile. Com uma quota de mercado de 25%, a fabricante de Cupertino cresceu 2% face ao período homólogo.
Seguiu-se a Samsung com 20%, e a Xiaomi a ficar-se pelos 11%. Neste último trimestre, a Oppo mordeu os calcanhares à terceira posição, com 10% de quota de mercado. A Vivo fecha o TOP 5 com 8% de quota de mercado. Neste trimestre, as restantes marcas tiveram 26% de quota de mercado.
Veremos se 2023 nos reserva uma manutenção da liderança por parte da Samsung, ou se a Apple conseguirá chegar mais além.
Editores 4gnews recomendam: