Samsung diz adeus aos processadores Exynos! Teremos AMD e Qualcomm ao barulho?

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

A Samsung decidiu fechar as portas à sua linha de processadores Exynos. Assim sendo, esta decisão leva-nos a questionar qual será o futuro dos smartphones da marca.

Será que a Samsung optará pela segurança e empresa já com provas dadas Qualcomm? Ou será que arriscará com uma AMD? Os rumores da AMD eram poucos, porém, foi referido no passado que a Samsung e a AMD estavam à procura de uma parceira estratégica. Pois bem, com o encerramento dos processadores Exynos, parece-nos uma opção viável.

Samsung Galaxy S11 explicará o futuro

Um dos próximos smartphones a ser lançados para o mercado por parte da Samsung, pelo menos o mais importante, é o Samsung Galaxy S11. A nova linha deverá ser revelada de forma oficial em fevereiro de 2020.

Lembro que desde o Galaxy S7 que a Samsung utiliza dois tipos de processadores nos seus topo de gama. Nos EUA oferecem os da Qualcomm e na Europa e resto do mundo os seus Exynos.

Aliás, estes processadores Exynos tem, na maior parte das vezes, uma melhor performance do que os da Qualcomm nos smartphones da Samsung.

Visto que o Galaxy S11 ainda está a alguns meses de distância, acredito que o próximo topo de gama (e toda a sua linha) venha a ter apenas processadores da Qualcomm. Até porque poderá dar o apoio a nível de atualizações que normalmente precisam.

Lembra-te que antes de um smartphone receber uma atualização os processadores precisam de fazer as mudanças necessárias para ter um desempenho melhor.

A justificação foi a competitividade do mercado

Samsung Exynos

Ao que parece, a Samsung justificou a decisão como a competitividade do mercado. Em certos pontos entendo a decisão. O fabrico e desenvolvimento de um processador é dispendioso. Tudo para que o seu chip aguentasse com os concorrentes. Ou seja, não havia uma enorme diferença de performance ou autonomia.

Ainda que comprar os processadores à Qualcomm seja ligeiramente mais caro por processador, já não vão precisar de milhões em salários para o desenvolvimento dos seus chips.

A AMD só o futuro o dirá

A AMD é conhecida pelos seus bons processadores para o computador, porém, não nos parece que já esteja preparada para ingressar fortemente no segmento mobile. Principalmente com uma marca como a Samsung que vende milhões de equipamentos ao ano.

Editores 4gnews recomendam:

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.