Samsung disponibiliza o Android 12L para smartphones dobráveis. O teu está na lista?

Rui Bacelar
Comentar

Agora que os mais recentes smartphones dobráveis já chegaram às lojas em Portugal, com os Samsung Galaxy Z Fold4 e Samsung Galaxy Z Flip4 a marcarem a diferença no segmento, temos excelentes novidades para os demais dispositivos móveis dobráveis.

A fabricante sul-coreana iniciou a distribuição global da atualização Android 12L, já pré-instalada nos novos Fold4 e Flip4 com mais recursos para o formato dobrável. Trata-se, com efeito, de uma versão especial do sistema operativo Android da Google com recursos exclusivos para este grupo de smartphones capaz de se dobrar e desdobrar.

Android 12L da Google chega a vários smartphones dobráveis da Samsung

Samsung Galaxy Android 12L

A tecnológica sul-coreana está finalmente pronta para atualizar os seus equipamentos dobráveis mais antigos e as novidades não se ficam por aqui. Se não estão a pensar comprar os novos Samsung Galaxy Watch 5, na eventualidade de possuírem os antecessores, Galaxy Watch 4, então temos excelentes notícias.

As novidades também chegam aos Galaxy Watch 4 com Wear OS

A Samsung também disponibilizou a mais recente iteração do Wear OS para o seu Galaxy Watch 4 pelo que as melhorias de desempenho e funcionalidades adicionais também chegam a essa geração. Note-se que a distribuição é feita de forma gradual e faseada, pelo que devem ficar atentos à barra de notificações.

Samsung Galaxy
A barra de ferramentas - Taskbar - é uma das adições para os smartphones Samsung Galaxy.

Para os smartphones dobráveis, a distribuição teve início hoje. Chega primeiramente aos Samsung Galaxy Z Fold3 e Galaxy Z Flip3 via OTA (over the air). Aparecerá, para o utilizador, como a atualização One UI 4.1.1, a mesma versão presente nos novos Samsung Galaxy Z Flip4 e Galaxy Z Fold4.

Android 12L traz a taskbar e a FlexCam aos smartphones dobráveis Samsung

Samsung Galaxy
A câmara flexível - FlexCam - é uma das adições para os smartphones Samsung Galaxy.

Para os modelos Galaxy Z Flip temos um novo Cover Screen com atalhos rápidos para retornar uma chamada, ligar a um amigo / contacto, responder a mensagens, ligar a lanterna, ou controlar os atalhos rápidos para Bluetooth, Wi-Fi, lanterna, etc.

Importa notar que esta mesma atualização com o Android 12L da Google também chegará aos smartphones dobráveis lançados pela fabricante sul-coreana em 2020. Ou seja, chegará aos Samsung Galaxy Z Fold2 e Samsung Galaxy Z Flip2, a primeira edição do Flip.

O melhor de tudo? Até o modelo Samsung Galaxy Z Fold de primeira geração receberá as novidades! De acordo com a Samsung, sem o interesse do público neste equipamento de 1.ª geração, a linha Galaxy Z Fold nunca atingiria tamanha relevância no mercado.

Desse modo, a fabricante veio garantir que mesmo este equipamento mais antigo receberá as mesmas funções do Android 12L para tirarem mais partido do formato de grande ecrã.

Mais desempenho e produtividade para os Samsung Galaxy Z

These Samsung Galaxy Devices will get Android 12L’s Taskbar Feature. - Galaxy Z Fold 3 (From September 5)- Galaxy Z Fold 2 (Coming Soon)- Galaxy Fold (Coming Soon)- Galaxy Z Fold 4 (Out of the box)- Galaxy Tab S8 Ultra (Released)https://t.co/dsf9jwg0fS pic.twitter.com/qqEIXfSgxD

— DealNTech (@dealntech) 5 de setembro de 2022

Acima podemos ver a demonstração das principais novidades introduzidas pelo Android 12L da Google, sendo a mais substancial a barra de tarefas. Tal como nos computadores, sobretudo em ambiente Mac, temos sempre os atalhos relevantes na parte inferior do ecrã. Há, contudo, mais opções de produtividade a explorar com este update da One UI.

Por fim, esta atualização também inclui o mais recente patch de segurança da Google datado de 1 de agosto. Agora, é uma questão de tempo até que a distribuição global traga as melhorias de desempenho e recursos adicionais a todos os dispositivos Galaxy Z.

Android’s 12L Update Is Bringing Taskbar, Split Screen and UI Enhancements to Samsung’s Galaxy Tab S8 Serieshttps://t.co/9frLLDKqBp

— Samsung Electronics (@Samsung) 1 de setembro de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com as novidades de tecnologia na 4gnews. Email: ruifbacelar@gmail.com