Xiaomi POCO M5 e POCO M5s são os novos smartphones baratos para a Europa

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 3 min.

Tal como prometido, a POCO, marca do universo Xiaomi, deu hoje a conhecer os seus novos smartphones acessíveis. Com efeito, temos dois novos dispositivos a chegar à Europa como POCO M5 e POCO M5s.

Pese embora tenham designações bastante semelhantes, existem várias diferenças entre os novos dispositivos acessíveis agora desvendados. As alterações poderão sentir-se no design dos produtos e até em algumas das suas especificações.

POCO M5

POCO M5 aposta no processador e fluidez do ecrã

Um dos principais atrativos do POCO M5 é o seu processador, o Helio G99 construído na litografia de 6 nm. Trata-se de um SoC constituído por quatro núcleos Cortex-A76 a 2.2 GHz e seis Cortex-A55 a 2.0 GHz.

No apoio a este processador estarão até 6 GB de memória RAM e até 128 GB de armazenamento interno. Algo que é raro ver-se atualmente é expansão de memória por cartão microSD, mas o POCO M5 oferece essa possibilidade.

Outro ponto de referência do POCO M5 é o seu ecrã, com maior rigor a sua taxa de atualização de 90 Hz. Esta maior fluidez tentará compensar a tecnologia LCD adotada neste ecrã que possui uma diagonal de 6,58 polegadas e resolução Full-HD+.

POCO M5

Passando para o departamento fotográfico, temos um conjunto triplo alojado num módulo que vai de uma extremidade à outra do painel traseiro do POCO M5. Nele encontrarás um sensor principal de 50MP, um macro e um de profundidade ambos com 2 MP. Na frente temos uma câmara de 5 MP.

A sua bateria possui uma generosa célula de 5000 mAh com carregamento rápido de 18 W. Já o seu software será baseado no Android 12 com a interface MIUI 13 instalada de fábrica.

POCO M5s traz ecrã AMOLED e quatro câmaras na traseira

O POCO M5s apresenta algumas diferenças face ao modelo acima para justificar a sua existência. Em primeiro lugar, a sua estética, com um módulo mais comedido para a câmara e um ecrã com um pequeno orifício ao centro para a câmara frontal.

É precisamente no ecrã que encontramos uma das principais diferenças do POCO M5s face ao seu irmão também hoje anunciado. Em causa, está a inclusão de um painel com tecnologia AMOLED para uma melhor reprodução de cor.

POCO M5s

A adoção desta tecnologia significa um pequeno sacrifício na taxa de atualização da imagem fixada nos 60 Hz. Importa notar que este é um ecrã de 6,43 polegadas com resolução Full-HD+.

Já no que concerne ao processador, o POCO M5s conta com um Helio G95 de 12 mn. Quando comprado com o POCO M5, temos um claro retrocesso já que este SoC conta já com dois anos de existência.

Os esquemas de memória são os mesmos apresentados para o POCO M5. Isto significa que temos até 6 GB de RAM e até 128 GB de memória interna expansível.

Na parte traseira, o POCO M5s apresenta uma configuração de câmara quadrupla com um sensor principal de 64 MP, um grande angular de 8 MP e um macro e profundidade ambos com 2 MP. Na frente é também dado o salto para um sensor de 13 MP.

A bateria do POCO M5s conta com 5000 mAh de capacidade, mas com carregamento rápido de 33 W. Isto significa que será possível carregar totalmente o dispositivo em pouco mais de uma hora.

Nota ainda para a presença de um sensor de impressões digitais na lateral, NFC, certificação IP53 e jack de 3,5 mm. O seu software é baseado no Android 12 com a MIUI 13 por cima.

Por fim, resta apenas informar que os POCO M5 e POCO M5s chegarão aos mercados europeus a partir de 209 €. Com efeito, temos aqui dois bons equipamentos para quem procura um smartphone barato, mas competente.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.