Samsung poderá trazer a sua DeX para qualquer smartphone

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Um dos acessórios mais interessantes desenvolvido pela Samsung é a sua DeX. Com a conexão de um smartphone e outros periféricos ao mesmo, temos uma experiência de utilização muito semelhante à de um computador.

No entanto, importa referir que o hardware e software de suporte a todas as operações é o mesmo do smartphone. Assim sendo, continuas a ter a interface Samsung Experience e as mesmas aplicações que tens no teu Galaxy. Só que, desta feita, tudo num ecrã maior.

Vê ainda: Smartphones: Entende o que é um ‘Gama Baixa’, ‘Média’ e ‘Gama Alta’

Isto significa que a produtividade alcançada com a Samsung DeX é sempre relativa. Se és daqueles que trabalha apenas com o Google Docs e uma ou outra aplicação mais leve disponível para o Android, tudo bem. Já se és um utilizador de aplicações mais pesadas, esta plataforma não irá substituir o teu computador pessoal.

No entanto, tudo isto está apenas disponível para alguns dos topos de gama da gigante sul-coreana. Modelos como os Samsung Galaxy S8, Galaxy S9, Note 8 e Note 9 são compatíveis com este acessório.

Qualquer smartphone poderá vir a fazer uso da Samsung DeX?

Já se és detentor de outro qualquer smartphone da sul-coreana ou de outra marca, de nada te servirá comprar uma DeX. Todavia, esse cenário poderá vir a mudar no futuro.

A Samsung submeteu para aprovação uma patente que descreve uma DeX "universal", o que deixa a antever que a mesma possa vir a ser compatível com qualquer smartphone. Esta patente foi submetida junto da Korean Intellectual Property Office e ainda se encontra à espera de aprovação por parte da entidade.

Pelas imagens que acompanham o documento pode ver-se algo semelhante à primeira geração da Samsung DeX. Isto na medida em que existirá um suporte para apoio do teu smartphone, evitando que o mesmo fique totalmente deitado.

Ainda que nenhum detalhe tenha sido avançado, as imagens sugerem um conector USB-C. Este conector será rotativo, portanto, poderás ajustá-lo por forma a que o smartphone fique bem apoiado neste acessório.

A disposição deste conector é ainda consistente com o suporte a dispositivos de qualquer dimensão. Este é mais um dado que nos leva a crer que esta nova DeX possa vir a ser compatível com qualquer smartphone.

Ainda assim, existem muitos detalhes sobre este acessório que carecem de esclarecimento. Mais ainda, a submissão desta patente não obriga a Samsung a lançar este produto para o mercado, logo, a sua existência como produto final está longe de estar garantida.

Editores 4gnews recomendam:

Android Pie 9 para o Nokia 8 trará funcionalidades bastante esperadas

Android. Xiaomi Pocophone F1 vai tornar-se ainda mais interessante

Apple: Tens ideia de quanto ainda vale o teu iPhone?

Via

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.