Samsung: conceito inovador pode revolucionar segmento de portáteis

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Ao que tudo indica, a Samsung estará a trabalhar num conceito inovador de computador portátil que poderá transformar totalmente este segmento.

De acordo com uma patente agora detetada, a gigante sul-coreana poderá estar a desenvolver um novo modelo de laptop com um ecrã extensível.

Patente Samsung revela um laptop com ecrã extensível

Samsung laptop extensível
Esboço do conceito de laptop extensível da Samsung presente na documentação da patente encontrada Crédito@Gizchina

A Samsung é líder incontestada do segmento de smartphones dobráveis, mas parece que quer ir mais longe com os ecrãs flexíveis. Agora uma patente detetada ma Organização Mundial da Propriedade Inteletual deu a conhecer um novo conceito da gigante sul-coreana que poderá revolucionar o segmento de computadores portáteis.

Na documentação da patente, é descrito um novo laptop que terá um design em rolo. Confuso? Nem por isso, o conceito é muito simples. Como podemos ver nas imagens, o equipamento estará recolhido numa espécie de rolo e quando o utilizador quer ter a experiência de laptop, basta fazer deslizar o ecrã para cima e o teclado na horizontal para ficar com um portátil em cima da mesa.
Terminando a utilização em laptop, basta fazer recolher tanto o ecrã como o teclado de volta ao dito rolo.

A grande vantagem deste equipamento é que, neste formato rolo, será bastante fácil de transportar ou arrumar em qualquer espaço mais reduzido. Não é possível percebermos se a Samsung está perto de concretizar este conceito e colocá-lo em produção, mas este poderá ser o caminho futuro tanto dos ecrãs flexíveis como dos computadores portáteis.

Samsung Galaxy Z Flip4 com Snapdragon 8 Gen 1 Plus

Entretanto, em agosto a Samsung vai revelar ao mundo os seus dois novos smartphones dobráveis Galaxy Z Fold4 e Galaxy Z Flip4.

Os rumores mais recentes indicam que o próximo modelo Flip vai chegar equipado com o processador Snapdragon 8 Gen 1 Plus, apresentado hoje pela Qualcomm como uma versão melhorada do seu chip de topo.

Espera-se que também integre um ecrã interior de 6,7 polegadas com uma taxa de atualização de 120 Hz e um ecrã exterior um pouco maior do que o do atual modelo que poderá passar das duas polegadas de dimensão.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt