Qualcomm apresenta os novos óculos de Realidade Aumentada Smart Viewer

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O evento de hoje da Qualcomm não se focou apenas nos seus novos processadores para smartphones. A empresa americana desvendou ainda uma nova versão dos seus óculos de Realidade Aumentada, os Smart Viewer.

A segunda geração deste produto da Qualcomm foi concebida para ser mais leve, mais elegante e mais confortável. O principal ponto diferenciador face ao modelo original é a sua utilização totalmente isenta de fios.

Qualcomm idealiza os óculos de Realidade Aumentada com o lançamento dos Smart Viewer

É importante frisar desde já que este produto é meramente um conceito de design. Ou seja, foi desenhado para oferecer às fabricantes tecnológicas um modelo a seguir caso pretendem entrar neste nicho de mercado.

A segunda geração dos Smart Viewer poderá nunca se traduzir num produto vendável ou então chegar às lojas com algumas diferenças técnicas. Contudo, a empresa americana afirma estar a trabalhar com quatro empresas tecnológicas visando colocar este conceito no mercado.

Os novos Smart Viewer da Qualcomm chegam equipados com o novo processador Snapdragon XR2. Este promete aumentar consideravelmente o poder computacional destes óculos, com uma latência de apenas 3 milissegundos desde que acompanhados pelo chip FastConnect 6900.

Este produto foi projetado para ser ligado a um smartphone ou computador sem fios associados ao processo. Significa que apostará na conectividade Bluetooth e Wi-Fi 6 e 6E para conseguir uma conexão estável e fiável.

A parte menos positiva desta abordagem será a autonomia dos óculos, potencialmente com uma longevidade bastante reduzida. Um dos responsáveis pelo projeto afirma que tarefas mais exigentes poderão drenar a energia de uma célula de 650 mAh em apenas 30 minutos.

Os Smart Viewer contam com lentes OLED e resolução Full-HD

O conteúdo transmitido do smartphone ou computador para estes óculos de Realidade Aumentada será apresentado em duas lentes OLED. Estas contam com uma resolução de 1920 x 1080 pixels com uma taxa de atualização de 90 Hz.

Ao tornar os Smart Viewer mais elegantes, a Qualcomm sacrificou o ângulo de visão dos seus óculos. Estes contam com um campo de visão de apenas 40 graus na diagonal.

Falamos de um campo de visão menor que muitos dos seus concorrentes, mas com a benesse de serem mais leves e elegantes. A sua armação é de apenas 15,6 mm, permitindo um uso mais discreto.

Resta-nos agora aguardar pelo eventual lançamento de um óculos de Realidade Aumentada pelas mãos de alguma fabricante tecnológica. Um produto que poderá ser ligeiramente diferente do conceito apresentado hoje pela Qualcomm.

Editores 4gnews recomendam:

  • Qualcomm apresenta Snapdragon 8+ Gen 1, o SoC mais potente do mercado Android
  • Apple: headset RA/RV pode estar a poucos meses de distância
  • Xiaomi Redmi Note 11T Pro Plus vai surpreender (mesmo) com ecrã LCD
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.