viv

A Samsung anunciou a compra da empresa que foi noticia no inicio deste ano devido à apresentação de uma nova assistente virtual, a Viv, cujos criadores foram também os criadores da Siri, que mais tarde foi comprada pela Apple.

Vê ainda: iPhone? Pixel Phone? Queremos é um Surface Phone!

   

Os grandes da tecnologia voltam novamente a estar num pé de igualdade: Google com o Google Assistant, Apple com a Siri e a Samsung com a Viv. Neste momento a Viv parece ser a que tem mais vantagem sobre as outras tendo a capacidade de perceber e responder questões bem complexas.

viv

Esta assistente virtual foi apresentada, como disse, no inicio deste ano no evento de startups e empresas de tecnologia, o Disrupt organizado pelo site TechCrunch, e durante a apresentação foi possível perceber que esta nova IA é também capaz de programar as respostas em tempo real, algo que nem a Siri nem o Google Assistant são capazes de fazer de momento.

Vê também: Google Home chega em breve por um preço cativante

A relação entre a Samsung e a Viv será de simbiose, pelo que vão continuar a funcionar como duas empresas separadas e a segunda vai adaptar a sua assistente virtual aos dispositivos desenhados e fabricados pela Samsung como os smartphones, óculos VR, smart TV, frigoríficos e outros electrodomésticos.


Não foi revelado qual o preço da aquisição mas este deve ter rondado os milhares de milhões, uma pechincha para a Samsung, e na minha opinião foi um passo que a gigante coreana tinha de dar eventualmente para entrar nos mercados emergentes da inteligência artificial, onde de resto, e como já referi várias vezes, a sua concorrência direta já está presente à algum tempo.

Talvez queiras ver:

Viv, a “irmã” mais nova e inteligente da assistente virtual Siri

Vê uma das conversas que a Inteligência Artificial Tay teve e nos deixou a questionar a sua sanidade

Google Assistant abrirá aos desenvolvedores dentro em breve