O Android 11 da Google foi apresentado em agosto último. Agora, mais de três meses após a sua disponibilização, a Samsung começa a distribuir a mais esperada atualização de sistema com a interface OneUI 3.0 a chegar aos smartphones da marca.
Estável e sem bugs aparentes, os primeiros a receber as novidades são os smartphones Samsung da gala Galaxy S20, os topos de gama deste ano. O restante calendário de atualizações já foi divulgado pela 4gnews e pode ser encontrado no rodapé do artigo.
Android 11 começa finalmente a chegar aos Samsung Galaxy
O lapso temporal de três meses vai ao encontro do historial da Samsung que, também no ano passado, tomou o seu tempo até lançar a versão anterior da One UI, baseada então no Android 10. É uma espera a que os utilizadores da marca já estão habituados.
Por outro lado, a maioria dos smartphones Samsung receberá a atualização a partir de janeiro de 2021, prolongando-se esta tarefa até ao final do próximo ano. Tal como a marca nos habituou, os dispositivos de gama alta são os primeiros a ser atualizados.
Vale frisar que os smartphones Samsung mais populares, os Galaxy A, só começarão a ser atualizados a partir de março, estendendo-se o processo até junho. Portanto, caso tenhas um destes dispositivos, ainda terás que esperar. Neste caso, a atualização com Android 11 demorará entre sete a nove meses desde a distribuição oficial pela Google.
O Android 11 é uma evolução subtil face ao Android 10
Em 2019 tivemos grandes alterações no design e apresentação de vários botões e funções no sistema operativo da Google, mas em 2020 as mudanças são mais subtis. Temos novas notificações em formato de "bolha" flutuante e um novo menu de reprodução de conteúdos multimédia, além da secção com o histórico do utilizador, entre outras otimizações mais discretas.
Há uma simplificação do mecanismo de permissão e acesso às funções dos dispositivos móveis para reduzir a quantidade de vezes que estes pop-up eram apresentados. Temos também novos emojis e a simplificação no acesso a diversos menus.
Aos smartphones Samsung começa assim a chegar, de forma notória, a OneUI 3.0, interface que reveste todos os aspetos do sistema, com grandes alterações visuais e, em alguns casos, funcionais, perante a conceção da Google.
Por fim, reiteramos que em qualquer atualização é normal esta não chegar em simultâneo a todos os modelos, ou a todas as unidades do mesmo modelo. O novo software é distribuído de forma gradual e faseada, via OTA (over the air).
Editores 4gnews recomendam:
- Confirmado! Xiaomi Mi 11 será mesmo apresentado antes do final do ano
- Android 11: vê o calendário de atualizações dos smartphones Samsung
- Xiaomi Mi Band 5: atualização resolve um dos seus poucos problemas