Samsung BeSpoke Home: eletrodomésticos e serviços inteligentes para o lar

Rui Bacelar
Comentar

A Samsung revelou na IFA 2022 a sua visão de criar uma casa sustentável através de tecnologias avançadas de poupança de energia e parcerias estratégicas. Para tal, a gigante sul-coreana deu a conhecer o seu ambicioso plano de crescimento.

Mais concretamente, à medida que a empresa se prepara para se tornar a marca de eletrodomésticos eficientes n.º 1, tudo girará em torno do seu ecossistema "Smart". Assim sendo, a marca mostra-se capaz de criar a derradeira experiência sustentável em casa.

Samsung anuncia planos para criar a derradeira experiência sustentável em casa

Samsung

"À medida que as necessidades dos clientes estão a mudar para opções mais sustentáveis, estamos entusiasmados em responder a essas necessidades. Assim, fornecendo os mais recentes aparelhos inteligentes e de poupança de energia", disse JaeSeung Lee, presidente e Head of Digital Appliances Business da Samsung Electronics.

"Ao alavancar aparelhos eficientes com as características sinérgicas do SmartThings, estamos a planear oferecer uma experiência doméstica verdadeiramente sustentável como nunca antes", acrescentou JaeSeung Lee.

Samsung

Nº 1 na poupança de energia através de tecnologias inteligentes da Samsung

Em primeiro lugar, com a introdução do SmartThings Home no início deste ano, a Samsung lançou as bases para a criação de uma casa sustentável.

Assim, combinando aparelhos conectados com serviços como o SmartThings Energy com AI Energy Mode, os utilizadores conseguem maximizar a poupança de energia, através de otimizações.

Samsung

Para as máquinas de lavar roupa no.1 da Samsung, a SmartThings Energy com o AI Energy Mode otimiza os ciclos de lavagem de roupa com tecnologias como a AI Ecobubble. Sistema que reduz a energia em até 70% lavando roupas com água fria, enquanto ainda fornece uma potente limpeza.

Samsung

Os frigoríficos da Samsung, também classificados como n.º 1 em eficiência energética na sua categoria. Estes beneficiam com o modo AI Energy SmartThings Energy, ajustando as temperaturas com base nos padrões de abertura das portas e na velocidade do compressor.

Assim, poupando aos utilizadores até 10% no uso de energia. Esta poupança deverá aumentar para 30% até ao final do ano, até 15% através do algoritmo de IA, que otimiza a velocidade do compressor e o ciclo de descongelação. Ou seja, com uma redução adicional de 15%, mantendo uma temperatura interna média mais elevada no frigorífico.

Samsung

Outras economias de energia notáveis incluem 40% para o Sistema de Aquecimento Ecológico. Chega, aliás, aos 20% para secadores e 20% até ao final deste ano para o Ar Condicionado Residencial (RAC).

Samsung lança também novos aparelhos de lavandaria Bespoke AI

Samsung

Além disso, no mercado europeu, a partir deste mês a marca tem novidades para os consumidores. Mais concretamente, para os novos aparelhos de lavandaria Bespoke AI, com Sistema de Congelação montado na parte inferior e Sistema De Aquecimento Ecológico (EHS) de fundo.

Para estes, a Samsung está a pressionar para ir além do que é necessário com o atual ‘A’ proporcionando uma poupança de energia adicional de 10% para os modelos aplicáveis.

Samsung

Em conjunto, estas poupanças de energia servem de precursor para o futuro da sustentabilidade que a Samsung prevê para os seus aparelhos. Como tal, a Samsung estabeleceu o objetivo de garantir, até 2023, que 100% dos principais aparelhos, tais como frigoríficos, máquinas de lavar roupa e RAC e EHS, estejam equipados com Wi-Fi para integrar as funcionalidades SmartThings.

Além dos aparelhos, com Q CELLS, a Samsung desenvolveu o Net Zero Home. Ou seja, uma casa verdadeiramente auto-sustentável capaz de gerar e armazenar energia sustentável a partir de painéis solares para alimentar os mais recentes e eficientes aparelhos Samsung, todos controlados inteligentemente pela SmartThings.

Designs alterados adaptam-se à vida doméstica

Samsung

A sustentabilidade dos aparelhos Samsung também pode ser encontrada no design adaptado aos produtos Bespoke. A modularidade e os painéis mutáveis incorporados em aparelhos, como os frigoríficos Bespoke, reduzem o desperdício, prolongando o tempo de vida dos aparelhos.

Os utilizadores podem comprar designs adicionais e facilmente mudar os painéis nos seus frigoríficos Bespoke à medida que as suas vidas evoluem. Algo que na prática significa que os aparelhos podem ser atualizados em vez de serem deitados fora à medida que as necessidades mudam.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com as novidades de tecnologia na 4gnews. Email: ruifbacelar@gmail.com