Samsung apresenta a interface One UI Watch baseada no Wear OS

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

No evento virtual da Samsung na Mobile World Congress, a sul-coreana apresentou oficialmente a One UI Watch. Esta é a mais recente interface da marca para os relógios Galaxy Watch e é baseada no Wear OS que ela desenvolveu em parceria com a Google.

Este será o futuro dos smartwatches com o selo Samsung. A estreia da One UI Watch dar-se-á nos próximos Galaxy Watch, cuja apresentação acontecerá no evento Unpacked programado para o final do verão.

One UI Watch

One UI Watch traz maior integração entre o smartwatch e o smartphone

Tal como a Samsung já havia confirmado, o futuro dos seus relógios inteligentes passa pelo Wear OS, deixando de parte o Tizen OS. Os primeiros produtos com o renovado sistema operativo da Google chegam ainda este ano, certamente os Galaxy Watch 4 e Galaxy Watch Active 4.

Foi para estes e vindouros equipamentos que a Samsung desenvolveu a One UI Watch. Uma personalização do Wear OS pensada para oferecer uma maior uniformização entre o portefólio de dispositivos da gigante sul-coreana.

O principal atributo da One UI Watch é integração. Nunca o teu relógio Galaxy Watch esteve tão próximo do teu smartphone Galaxy do que estará assim que receber esta nova interface, dando um novo sentido ao conceito de ecossistema.

O principal exemplo desse ecossistema será a sincronização automática de aplicações entre o smartphone e o smartwatch. Ao instalar uma app no smartphone e caso a mesma possua uma versão para o smartwatch, a última será instalada automaticamente.

Outro exemplo dado pela Samsung prende-se com a aplicação Relógio. Se tiveres mais do que um fuso horário definido, estes serão automaticamente mostrados também no teu Galaxy Watch. Ou caso bloqueies uma chamada ou mensagem no smartwatch, o mesmo será replicado no smartphone e vice-versa.

Uma plataforma mais aberta para apps e programadores

Com a introdução da One UI Watch, a Samsung dá maior abertura ao seu software. Aqui destaca-se o suporte a um vasto leque de aplicações de terceiros para uma maior integração com os dispositivos Galaxy.

One UI Watch

Para os amantes do desporto, chega o suporte oficial para aplicações como Adidas Running, GOLFBUDDY SMARTCADDIE, Strava e Swim.com. Já os amantes de música poderão agora usufruir do Spotify e Youtube Music, ao passo que os aventureiros terão acesso direto ao Google Maps.

Em todos os casos, estamos perante uma integração completa das respetivas aplicações no teu Galxy Watch. Uma experiência completa diretamente no teu pulso, para que nunca percas nada importante.

Até ao final do ano, a Samsung irá disponibilizar uma ferramenta de criação de mostradores personalizados para os Galaxy Watch. Esta permitirá aos designers dar azo à sua criatividade e desenvolver mostradores únicos para os utilizadores do universo destes smartwatches.

Para finalizar, a Samsung promete melhorias de desempenho na sua linha de gadgets de pulso. Mais importante, a empresa mostra-se confiante de que a One UI Watch contribuirá ativamente para uma maior autonomia dos smartwatches contemplados.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.