gear-familyDepois de inúmeros teasers e fugas de imagens, a Samsung oficializou aquilo que já nós sabíamos, bem, em grande parte. Temos aqui dois novos relógios inteligentes, o Samsung Gear S2 e o Samsung Gear S2 Classic.

Pelos vistos a Samsung não conseguiu esperar até ao início oficial da IFA Berlim 2015 para anunciar os seus novos relógios inteligentes ou smartwatch’s, esta nova geração de relógios com o sistema operativo Tizen OS, em detrimento do Android Wear, traz-nos conectividade 3G no próprio relógio, portanto podemos colocar o nosso cartão SIM nos Gear S2 e usar este dispositivo sem ter que o ligar ao smartphone.

   

Sistema operativo Tizen, Aro rotativo e bateria para 2-3 dias

Três pontos chave nos novos  Gear S2, dos quais o mais surpreendente é mesmo o seu aro rotativo que funciona da seguinte maneira. Ao rodar o bezel ou aro do smartwatch conseguimos navegar entre os menus, um bom atalho para chegar onde queremos sem ter que cobrir o ecrã com dedadas. Além disso, na lateral direita do relógio teremos dois botões físicos, um botão Home e um botão Retroceder, mais dois bons atalhos para tornar expedito a utilização destes  Gear S2.

Relativamente ao sistema operativo Tizen OS, a Samsung afirma que esta plataforma é a ideal para te manter a par das mensagens de texto que recebes, correio eletrônico (email), informações de fitness, eventos do calendário, e na versão com 3G, das chamadas que receberás. O sistema Tizen é uma plataforma mais restrita portanto a contra-partida será a existência de muito menos watchfaces e aplicações quando comparado com o Android Wear.

Estes novos relógios também poderão fazer pagamentos com o serviço Samsung Pay, se bem que em Portugal é escusado sequer fazer previsões de uma data para a sua implementação ou generalização pelo público e pelas superfícies comerciais, de qualquer forma, ambos os Gear S2 e o Gear S2 Classic possuem suporte para este sistema.

Por último, estes Gear S2 prometem uma autonomia de bateria para 2 ou 3 dias de uso normal, algo pouco comum entre os relógios inteligentes que, apesar da grande interactividade, possuem na sua grande maioria uma autonomia de bateria que os deixa obrigatoriamente ligados à tomada no fim de cada dia.

O Samsung Gear S2:

Este Gear S2 tem uma construção totalmente metálica, bastante simples e até arrisco dizer, discreta. Pesa 47 gramas e tem uma espessura de 11.7 milímetros. Ainda sem qualquer informação relativamente ao seu preço e data de chegada aos mercados.



Segundo a Samsung, estes novos Gear S2 e Gear S2 Classic tem uma autonomia para dois ou três dias consoante a intensidade do uso que lhe dês, de qualquer forma este parece ser um dos maiores trunfos dos novos relógios sobre toda a concorrência.

Como não podia deixar de ser, eis a lista de especificações técnicas dos novos Gear S2 e Gear S2 Classic:

  • Ecrã circular de 1.2 polegadas Super AMOLED
  • Resolução 360×360, densidade de 302ppi
  • Processador Dual-core a 1.0 GHz
  • 4 GB de memória interna
  • 512 MB de memória RAM
  • Certificação IP68 (resistência à água e ao pó)
  • Conectividade: Wi-Fi 802.11 b/g/n, Bluetooth 4.1, NFC
  • Autonomia de bateria par 2-3 dias (300 mAh)
  • Disponível em versão 3G

O Samsung Gear S2 Classic:

Este é o modelo mais parecido com um relógio convencional, desde a sua pulseira em cabedal preto, ao seu aro rotativo estriado para uma melhor interacção com o utilizador, é difícil não ficar encantado com a sua aparência. Pesa 42 gramas e tem uma espessura de 11.4 mm, ainda sem qualquer informação relativamente ao seu preço ou data de chegada aos mercados.

Talvez queiras ver:

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).