Sabes qual é a app de mensagens mais utilizada em Portugal e no mundo?

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Wiko smartphone 4gnews

O meu pai diz-me "Eu sou do tempo do pião e do berlinde", já eu digo "Eu sou do tempo que uma mensagem custava 0.15€ e só tinhas 120 caracteres". Eu nunca estraguei tanto o meu Português como na minha juventude, tudo para salvar uns trocos.

Não percas: Chuwi Hi10 e Cube iWork 10: Tablet’s Windows 10 por menos de 170€

Depois disso as mensagens vieram de borla e a internet no telemóvel tornou-se um fenómeno com apps e tretas do género. Hoje tenho uma app para chamar o taxi, uma app para comprar viagens, uma app para ler as notícias de tecnologia e até uma app para ouvir o podcast 4gnews.

Screen Shot 2016-05-26 at 18.04.50

Posso admitir aqui que não me lembro de mandar uma mensagem "normal", as aplicações que trocam mensagens através de internet são tantas que habituei-me a utilizar este tipo de tecnologia diariamente, por isso já não me interessa se dão chamadas ou mensagens, eu só quero é internet no telefone e consigo ser feliz.

Já é uma pergunta normal o "Usas WhatsApp?" ou "Falamos pelo messenger...", estas apps e outras fizeram da nossa comunicação mais simples e finalmente temos aqui uma tabela de qual é a mais utilizada. Screen Shot 2016-05-26 at 18.05.45

Estes estudos referem apenas os utilizadores Android por isso tem isso em conta, e segundo estes estudos, o Zé Tuga prefere utilizar o Facebook Messenger a qualquer outra até ao momento, tal como na França e EUA. Já se olharmos para o Brasil e Rússia vemos o domínio verde que marca a presença do WhatsApp. Na China, como ambos os anteriores são proibidos o maior chat é mesmo o WeChat, que aliás vem já configurado em todos os smartphones oriundos da China.

É curioso ter uma estatística deste género, gostaria também de ver utilizadores iOS aqui adicionados e ver se a coisa mudaria muito. Pessoalmente utilizo o Facebook Messenger com muito mais regularidade, posso até admitir que o meu WhatsApp já não era aberto há mais de 15 dias... Toda a gente tem facebook, nem todos utilizam o WhatsApp, sim essa é a minha justificação para o "come RAM" do Facebook Messenger. E tu? Qual utilizas mais?

Talvez queiras ver:

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.