Um dos smartphones mais esperados para o presente ano é a edição comemorativa dos dez anos de iPhone. Ainda não se sabe muito bem que nomenclatura dará a Apple a este equipamento, com as hipóteses para já avançadas a contemplarem o iPhone 8 ou iPhone X. Em termos pessoais, espero que a escolha recaia sobre a primeira opção.

Vê também: iPhone 7 Preto: Utilizadores reclamam que tinta está a descascar

   

Este novo equipamento deverá ser do mais premium que possas imaginar, quer a nível de materiais de construção, quer em termos de funcionalidades. Acredita-se que, finalmente, a Apple apresente um equipamento construído à base de vidro e metal, bem atrás da sua concorrência, mas tratando-se da Apple, ninguém a julgará por isso.


Já nos aspetos mais técnicos, deveremos encontrar também um ecrã OLED e de margens bem reduzidas; carregamentos sem fios; um novo tipo de botão home que deixará de ser um botão de pressão para dar lugar a um de toque; uma nova dual-camera bem mais aprimorada que a presente no iPhone 7 Plus, entre outros. Ou seja, uma panóplia de novidades que poderão levar a que o preço do mesmo ascenda aos 1000€.

Mas se tudo isto não eram novidades suficientes para captar a atenção de possíveis compradores, hoje temos mais uma novidade para adicionar a este leque. Segundo a DigiTimes, a Apple poderá adicionar ao seu iPhone 8 uma nova forma de autenticação. Esta será por via de um sensor de retina ou íris.

iPhone 8 a seguir as pisadas da Samsung

A Samsung deu um novo relevo a este tipo de autenticação com a inclusão de um leitor de retina no seu Galaxy Note 7. Infelizmente, a precoce retirada do equipamento do mercado não nos deu tempo para perceber até que ponto os utilizadores adotariam, ou não, esta tecnologia.

Se no caso do Galaxy Note 7, em que era necessário despertar o ecrã do equipamento com um botão físico que albergava um sensor de impressões digitais para usar o leitor de retina, este parecia algo desenquadrado, veremos o que a Apple fará com o mesmo. No probabilidade de o novo botão home da Apple ser sensível ao toque, poderá ser que a Apple enquadre de uma melhor forma a utilização deste sensor de retina ou leitor de íris.

Temos ainda que ver o que fará a Samsung com um sensor do mesmo tipo no novo Galaxy S8. Também o novo flagship da Samsung será desprovido de botão home físico e tal poderá dar-nos um novo paradigma para este tipo de autenticação biométrica e uma ideia do que a Apple poderá fazer mais tarde.


Tudo isto ainda se encontra no inicial estado de rumor e até que este novo iPhone 8 seja apresentado, há ainda muito tempo para percorrer. Até lá, muita coisa pode mudar e, portanto, o tema iPhone 8 dará ainda muito pano para mangas.

Outros assuntos relevantes:

Nova imagem confirma a existência do Galaxy S8+

O LG G6 não terá o melhor processador do mercado e ainda bem!

Activision promete que “Call of Duty” deste ano voltará às origens

Viaphonearena
Fontedigitimes
O gosto por tecnologia foi algo que esteve sempre dentro de mim. Com o crescer do mercado dos smartphones, também o meu entusiasmo com os mesmos aumentou. Já nos tempos livres, as séries são o meu principal mata-tempo.