curiosity rover

O Rover Curiosity já vive em Marte faz alguns anos e já nos trouxe notícias inacreditavelmente boas. A existência de resíduos de água em Marte é garantidamente a melhor.

Vê ainda: Luas de Marte podem ter sido formadas por um impacto de um objeto do tamanho de Plutão

   

O rover que viu a sua missão extendida por mais dois anos teve problemas no passado dia 2 de Julho com algumas falhas no sistema.

Não foi a primeira vez que o rover Curiosity teve problemas de sistema, desta vez o bug encontrou-se na transformação das fotografias em dados para envio. Ao detectar o bug, por segurança, o Rover entrou em stand by até que alguém deste lado resolvesse a situação.

Aparentemente já está tudo ok e o nosso amigo já voltou a circular pelas terras vermelhas do planeta vizinho. Neste momento o Rover encontra-se a explorar o “Mount Sharp” na cratera de Gale, que alegadamente já teve bastante água.

Embora saibamos que em Marte existe neste momento pequenas linhas de água acredita-se que levar o Rover a estas possa não ser a melhor solução. O Rover pode ainda conter bactérias da Terra o que iria para além de “falsificar” resultados de pesquisa ou contaminar a possível vida existente.

Talvez queiras ver:

ViaIflscience
FonteNASA
Fundador do projeto 4gnews, sempre olhei para a tecnologia como um pedaço de nós. Desde cedo ligado ao mundo tecnológico, este é literalmente o meu trabalho de sonho. Amante de vinho e apaixonado pelo meu Vit. Guimarães, acredito ainda que todas as nossas acções são o gatilho para o nosso futuro.