Rover Curiosity está de volta à acção depois de falha no sistema

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

O Rover Curiosity já vive em Marte faz alguns anos e já nos trouxe notícias inacreditavelmente boas. A existência de Luas de Marte podem ter sido formadas por um impacto de um objeto do tamanho de Plutão

O rover que viu a sua missão extendida por mais dois anos teve problemas no passado dia 2 de Julho com algumas falhas no sistema.

Não foi a primeira vez que o rover Curiosity teve problemas de sistema, desta vez o bug encontrou-se na transformação das fotografias em dados para envio. Ao detectar o bug, por segurança, o Rover entrou em stand by até que alguém deste lado resolvesse a situação.

Aparentemente já está tudo ok e o nosso amigo já voltou a circular pelas terras vermelhas do planeta vizinho. Neste momento o Rover encontra-se a explorar o "Mount Sharp" na cratera de Gale, que alegadamente já teve bastante água.

Embora saibamos que em Marte existe neste momento pequenas linhas de água acredita-se que levar o Rover a estas possa não ser a melhor solução. O Rover pode ainda conter bactérias da Terra o que iria para além de "falsificar" resultados de pesquisa ou contaminar a possível vida existente.

Talvez queiras ver:

  • Descoberto planeta com 3 sóis e onde “um ano” demora mais de meio milénio
  • Rover Curiosity fica em “Safety Mode” depois de problema no sistema
  • Vê o lançamento de 3 astronautas para o espaço esta noite em direto
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.