Grande dia para as empresas de Elon Musk. Após a Neuralink fazer uma transmissão ao vivo a demonstrar o sucesso do primeiro implante cerebral em um paciente humano, agora a Tesla revelou que o seu robô humanoide Optimus está pronto para testes de campo nas fábricas.
A revelação, na verdade, foi feita por meio de uma lista de novos postos de trabalho na empresa de automóveis. A descrição de uma das vagas sugere que o Optimus está pronto para esta próxima fase.
Há vagas para profissionais que acompanharão os testes
Na lista de vagas aberta, a Tesla disponibiliza mais de 60 anúncios de empregos relacionados ao desenvolvimento de seu robô humanoide, Optimus. E a descrição de algumas das vagas chamou a atenção.
A vaga de Gerente de Programa Técnico, por exemplo, destaca que a equipa do Tesla Bot está à procura de um profissional experiente para conduzir a implantação de robôs para aplicações de teste.
"Eles trabalharão diariamente com equipas de engenharia de projeto, infraestrutura, fabricação e operações para identificar e executar aplicações piloto de robôs humanoides em vários ambientes de fabricação. [...] O trabalho abrangerá vários locais de trabalho e pode exigir viagens frequentes. Fortes habilidades técnicas serão utilizadas para identificar e mitigar riscos e reagir rapidamente a questões operacionais e metas em evolução".
O posto de trabalho de testador de controlo de qualidade, por sua vez, exige que o profissional registe meticulosamente os resultados do teste por meio de capturas de ecrã e vídeos.
Para os interessados em integrar as equipas do Tesla Bot, há também vagas abertas para Engenheiro de Software C++, Engenheiro de Testes Elétricos, Técnico de Engenharia e muito mais.
A última atualização sobre o Optimus tinha sido dada por Elon Musk no dia 30 de janeiro, quando o CEO partilhou um vídeo do robô humanoide a andar por uma sala com o seu "esqueleto" interior à mostra. A Tesla anunciou o Optimus Bot 2.0 em 2021. Desde então, o robô está em desenvolvimento com o objetivo de ser utilizado em diferentes contextos profissionais, como saúde e construção.