RIP: ontem foi o Inbox, hoje foi a vez do Google+

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

Depois de ter sido anunciado que o seu fim estaria perto em outubro do ano passado, hoje foi o dia em que o Google+ fechou definitivamente as portas. A partir de hoje, todos os utilizadores que visitarem o endereço plus.google.com, serão presenteados com a notícia de que o Google+ já não está disponível.

Os primeiros planos da empresa de Mountain View para encerrar a sua rede social apontavam para um encerramento apenas em agosto. No entanto, graças a duas falhas de segurança inacreditáveis que colocaram em risco muitos milhões de utilizadores, viram-se obrigados a adiantar a 'facada final'.

Na página apresentada no lugar da rede social a empresa revelou alguns detalhes sobre o que aconteceu com a plataforma. Curiosamente decidiram por bem deixar a mensagem "obrigado por tornares o Google+ um lugar tão especial", como se a rede social alguma vez se tivesse tornado 'especial'.

Google+ segue as pisadas de tantas outras Apps e junta-se ao 'Cemitério da Google'

A partir de hoje, a Google começou a eliminar o conteúdo armazenado pelos utilizadores no Google+. Mas, considerando a grande quantidade de conteúdo, vai ainda demorar vários meses até que todo o processo seja terminado. No que respeita aos utilizadores G Suite, a plataforma vai continuar a estar disponível, estando planeadas novas funcionalidades para melhorar a sua produtividade.

Depois de várias tentativas falhadas por parte da empresa de Mountain View, este desfecho do Google+ era mais que esperado. A verdade é que nunca se conseguiu estabelecer como uma verdadeira rede social. A Google chegou até a revelar que 90% dos utilizadores tinham sessões na rede social que não ultrapassavam sequer 5 segundos.

O encerramento oficial do Google+ chega um dia após vermos partir também o Google Inbox. No que respeita ao gestor de emails, tens já uma excelente alternativa acabadinha de chegar à Google Play Store. No caso do Google+, dúvido que exista muita gente que realmente precise de uma aplicação alternativa...

Editores 4gnews recomendam:

  • Spark para Android é o substituto perfeito do Google Inbox
  • Firefox pode uma vez mais saltar à frente do Google Chrome com nova funcionalidade
  • Saudades do Inbox? Esta extensão do Chrome trá-lo de volta para o Gmail

Fonte

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.