Revelado o segredo do processador Kirin 9000S da Huawei

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

O processador Kirin 9000S da Huawei que alimenta a série de smartphones Mate 60 tem suscitado muita polémica.

Mas agora uma empresa japonesa de eletrónica pensa ter descoberto o segredo por trás do processador da Huawei que é mais poderoso do que se esperava.

Kirin 9000S foi construído no nó de 14 nm, mas fornece desempenho de 7 nm

imagem de vários smartphones Huawei
No final de agosto, a Huawei lançou o smartphone Mate 60 Pro com o chip Kirin 9000S Crédito@GerdAltmann

No final de agosto, a Huawei revelou o smartphone Mate 60 Pro com comunicações 5G e com o processador Kirin 9000S. Este último foi de imediato alvo de polémica porque alegadamente fornecia um desempenho de chip de 7 nm, algo que não era suposto acontecer devido às sanções impostas pelos EUA.

Mas agora uma empresa japonesa de eletrónica pensa ter descoberto o segredo por trás deste processador Huawei que foi fabricado pela chinesa SMIC. Esta empresa sugere que o chip foi fabricado no processo de 14 nm, o que está de acordo com as sanções impostas.

No entanto, a SMIC terá usado “técnicas especiais” para que o processador forneça um desempenho próprio de um chip construído no processo de fabrico de 7 nm.

Huawei e SMIC terão cumprido com todas as regras definidas pelas sanções dos EUA

Recorde-se que quantos menos nós o processador tiver, melhor desempenho e eficiência energética oferece. Daí o processador A17 Bionic do iPhone 15 Pro e 15 Pro Max ter gerado tanta expetativa, uma vez que é o primeiro do mercado a ser fabricado no processo de 3 nm e, consequentemente, ser o único do mercado a apresentar o número mais reduzido de nós.

Ora a polémica suscitada pelo processador Kirin 9000S era que este teria sido fabricado num processo que não é permitido pelas sanções impostas pelos EUA que impedem a marca chinesa de utilizar tecnologia norte-americana.

A confirmar-se a teoria da empresa japonesa de eletrónica, a Huawei e a SMIC terão cumprido as regras impostas. No entanto, ninguém esclareceu até agora quais terão sido as “técnicas especiais” para que o processador forneça o desempenho de um chip baseado em 7 nm.

Para já estas são as informações disponíveis, mas até agora nem a Huawei nem a SMIC comentaram a situação.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt