Resolução 4K do Xperia Z5 Premium só é ativada na reprodução de media

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

A grande novidade apresentada na IFA deste ano foi o Sony Xperia Z5 Premium. O equipamento foi apresentado com pompa e circunstância como sendo o primeiro smartphone do mundo com uma resolução 4K. De imediato se questionou a verdadeira utilidade para uma resolução deste tipo, para além de consumir bateria como ninguém.

Passados alguns dias da sua apresentação, e depois de começar a ser testado mais afincadamente, parece que afinal as coisas não são bem como a Sony quis parecer ser. O Sony Xperia X5 Premium possui uma resolução de 4K apenas na reprodução de vídeos ou fotografias.

O suporte para uma resolução de 4K está de facto presente no equipamento e pode ser usufruída aquando da reprodução de conteúdos multimédia, mas apenas nas aplicações nativas da Xperia UI. Quando se está a usufruir do Android em si, e outras aplicações de terceiros, a resolução utilizada é de apenas Full HD, uma resolução mais do que suficiente para um smartphone.

A confirmar estas informações surgiram ainda novos testes de benchmark ao equipamento que dão conta da presença de uma resolução Full HD e não 4K. Existe ainda o facto de os screenshots tirados ao equipamento possuírem resolução Full HD e não Ultra-HD.

Estas novas informações podem agora ser encaradas como um pau de dois bicos. Por um lado temos uma Sony a fazer propaganda a uma coisa que na pratica não é bem assim, mas por outro lado teremos assim uma melhor autonomia de bateria e só utilizaremos a resolução 4K onde a mesma faz de facto a diferença.

Talvez queiras ver:

  • Sony lança o primeiro smartphone com ecrã 4K do mundo, o Sony Xperia Z5 Premium
  • A nova gama Sony Xperia Z5, características, preços e expectativas para este trio poderoso!
  • Android 5.1.1 Lollipop começa a chegar aos Sony Xperia Z mais antigos
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.