Regresso às aulas traz uma grande novidade para o Zoom

Bruno Coelho
Comentar

Com o advento da pandemia de Covid-19, muitos alunos viram-se a ter aulas durante vários meses a partir de casa. E isso fez com que plataformas como o Zoom se tornassem parte do vocabulário de milhões de estudantes por todo o mundo.

Com o novo ano letivo à porta, a ideia é que a normalidade seja restabelecida e os alunos possam voltar à escola. Mas nem por isso o Zoom deixa de lançar boas novidades, e melhorar o seu serviço.

Esta semana o Zoom anunciou uma novidade chamada “Focus Mode” (modo de foco). Como o próprio nome indica, esta é uma funcionalidade que os professores poderão ativar para ajudar os alunos a ficar mais atentos.

Focus Mode chega ao Zoom para aumentar a atenção dos participantes
Focus Mode chega ao Zoom para aumentar a atenção dos participantes

Este novo “Focus Mode” permite aos professores verem os vídeos dos estudantes e serem vistos. O que muda é o facto de os estudantes passarem apenas a ver o vídeo do professor, não vendo os restantes participantes na aula.

Esta funcionalidade promete manter o professor no controlo, mas evita que os alunos se possam distrair com os vídeos dos colegas. Além disso, pretende também ajudar a que estes não se sintam constrangidos por ligar a câmara, já que apenas serão vistos pelo docente.

Além das aulas, esta novidade promete ajudar em reuniões ou conferências onde se pretende distração mínima. E a funcionalidade parece estar disponível para qualquer utilizador (mesmo os que usam a versão grátis).

Esta parece ser uma funcionalidade verdadeiramente interessante em cenário de aulas online. Os professores agradecerão pela subida de atenção, e os alunos mais avessos a ligar a câmara não terão tantas reservas em fazê-lo.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Football Manager e o cinema são dois dos seus escapes, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.