Rede social de Donald Trump pode enfrentar problemas legais relacionados com o código da plataforma

Mónica Marques
Comentar

Ainda agora Donald Trump lançou a sua própria rede social Truth Social e esta é já alvo de um potencial e iminente processo legal.

Em causa está o código-fonte da nova plataforma social que, alegadamente, é uma cópia do da rede social Mastodon.

No funcionamento, a Truth Social é semelhante ao Twitter

Was just able to setup an account using the handle @donaldtrump on 'Truth Social,' former President Donald Trump's new social media website.Although the site is not officially open, a URL was discovered allowing users to sign up anyway. pic.twitter.com/MRMQzjNhma

— Mikael Thalen (@MikaelThalen) 21 de outubro de 2021

A recém-anunciada Truth Social de Donald Trump pode ser baseada em código-fonte de outra rede social, a Mastodon. A informação está a ser avançada pela plataforma de comunicação Vice, mas também na rede social Twitter são muitos os tweets dedicados ao tema.

Depois de a empresa de Donald Trump ter apresentado e lançado a versão beta da sua rede social, foram muitos os comentários sobre as semelhanças que esta rede tinha com Twitter. Por exemplo, na Truth Social os utilizadores publicam truths que podem ser considerados o equivalente dos tweets, assim como é possível fazer re-truths enquanto que no Twitter existem os retweets.

Mas agora com o lançamento da versão beta da Truth Social, alguns utilizadores conseguiram criar contas naquela rede social, fazer capturas de ecrã, no fundo explorar a plataforma. De imediato, começaram a surgir as primeiras notícias de que o código-fonte era demasiado parecido com o da rede social Mastodon.

Mensagem de erro da Truth Social apresenta o logótipo da Mastodon

And after looking through its terms of service I can confirm it's VIOLATING THE GPL AS WELL NONE OF THIS STUFF IS MET pic.twitter.com/OY3C0LMDlk

— Nicole 🏳️‍⚧️ on Arknights Brainrot (@VValkyriePub) 21 de outubro de 2021

Em declarações à Vice, Eugen Rochko, fundador da Mastodon, admitiu que com base no que viu o código-fonte é baseado no da sua rede social. Inclusive Rochko dá o exemplo de que a mensagem de erro da Truth Social apresenta o elefante da Mastodon, o símbolo da rede social. Uma captura de ecrã mostra também que o ecrã de login da Truth Social menciona explicitamente a rede social Mastodon.

Saliente-se que a rede social Mastodon usa um código aberto que pode ser utilizado para a criação de outras redes sociais. No entanto, são igualmente explícitas as regras que terão de ser seguidas, nomeadamente indicar a fonte Mastodon e tornar públicos todos os elementos que foram usados ou modificados.

Contudo, a Truth Social nos seus termos de serviços esclarece que o seu código-fonte é proprietário, ou seja, original, não referindo qualquer outra plataforma. Tal declaração pode entrar em conflito direto com a Mastodon.

A plataforma Vice contactou o Trump Media & Technology Group, proprietário da Truth Social, mas não obteve nenhum comentário sobre este assunto.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira.