Uma equipa de estudantes da Universidade Técnica de Munique conseguiu a proeza de criar um veículo elétrico com cerca de 2575 quilómetros de autonomia, numa só carga! O modelo chama-se “protótipo muc022”, sendo que nunca antes foi visto um carro com tanta capacidade, em apenas uma carga.
O "protótipo muc022" valeu um Recorde Mundial do Guinness
Trata-se de algo verdadeiramente único, tanto que até valeu, a este grupo de alunos, um Recorde Mundial do Guinness, na categoria “Maior distância num veículo elétrico, carga única (não solar)”. De acordo com a UpWorthy, para este teste verdadeiramente histórico, o palco foi um hangar vazio no aeroporto de Munique, onde alguns alunos chegaram, inclusive, a pernoitar.
No que toca à sua eficiência energética, o protótipo muc022 tem uma taxa de consumo de 160 quilómetros por quilowatt-hora. Para colocarmos as coisas em perspetiva, o Tesla Model Y apresenta 6,4km/kWh. Feitas bem as contas, o carro dos alunos alemães é, neste aspeto, 25 vezes superior.
Estudantes na Suíça criaram carro com aceleração mais rápida do mundo
Sendo apenas estudantes, trata-se de uma ótima notícia para os fãs de veículos elétricos, pois o futuro parece estar entregue em boas mãos. No entanto, atenção! Não é só na Alemanha que os alunos nesta área dão que falar.
De acordo com a mesma fonte de informação, um grupo da Academic Motorsports of Zurich (AMZ) conseguiu conceber o carro elétrico com a aceleração mais rápida do mundo. Colocando isto em números, o veículo atinge os 100km/h, em nove décimos de segundo. Impressionante, certo?
Nos Estados Unidos, um estudante criou uma bateria recarregável que pode durar 400 anos
O melhor de tudo é que as proezas obtidas por estudantes não se ficam por aqui. Dando, agora, um “saltinho” até aos Estados Unidos, para conhecer Mya Le Thai, da Universidade da Califórnia Irvine, que conseguiu criar uma bateria recarregável, que podia durar, aproximadamente, 400 anos.
Como podes ver, a tecnologia está em constante evolução e é sempre difícil prever qual é que será a próxima novidade. Ainda assim, para os fãs de carros elétricos, parece que há motivos para existir otimismo em relação ao futuro.