Realme C30s é o novo smartphone Android (mesmo) barato em 2022

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O Realme C30 foi anunciado em junho último pela fabricante chinesa. Agora, temos o seu sucessor, justamente apelidado Realme C30s com muitas caraterísticas idênticas, incluindo o preço baixo. É o mais recente smartphone Android barato a chegar ao mercado em 2022 com bons argumentos para o seu segmento.

Em causa está um telemóvel acessível, disponível em azul e preto, com construção simples, em plástico, mas design aprimorado. Temos margens retas, ecrã plano e arestas bem definidas num look algo inspirado nos Apple iPhone de última geração.

Smartphone Realme C30s chega "vestido" de azul e preto para 2022

Smartphone Realme C30s

Em primeiro lugar este smartphone Realme C30s é equipado pelo processador Unisoc SC9863A. Trata-se de um SoC com oito núcleos de processamento, portanto um octa-core a 1,6 GHz e 1,2 GHz para os núcleos de alto desempenho e de maior eficiência energética, todos eles de configuração Cortex-A55.

Para além disso, o smartphone Android conta com duas opções / configurações de memória. A versão mais barata chega com 2 GB de memória RAM e 32 GB de armazenamento interno, ao passo que a versão de topo tem 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno para o utilizador.

Em segundo lugar, o novo modelo tem agora um leitor de impressões digitais embutido no botão On / Off (botão Power) na sua lateral direita. Note-se que o seu antecessor vinha desprovido de tal elemento, pelo que há aqui efetivamente uma melhoria.

O smartphone Realme C30s apresenta um ecrã de 6,5'' IPS LCD

Realme C30s

Em terceiro lugar, este smartphone Realme C30s apresenta um ecrã IPS LCD com 6,5 polegadas de diagonal e resolução HD+ com a notch em formato de gota de água, no topo. Aí encontramos a sua câmara frontal de 5 MP para as selfies, ao passo que na traseira temos uma única câmara de 8 MP, com flash LED.

Em seguida, damos conta do seu sistema operativo. De modo a manter a utilização o mais fluída possível, a Realme optou pelo sistema Android 12 (Go Edition) da Google. Esta é uma versão simplificada do SO, otimizada para smartphones com menos recursos.

Bateria de 5 000 mAh e entrada áudio P2 marcam presença no smartphone Android Go

realme Narzo 50A Prime

Ecrã: IPS LCD de 6,6'' Full-HD+
Processador: Unisoc Tiger T612 (12 nm)
Câmara: 50 MP + 2 MP + 0,3 MP
Memória: 4 GB + 64 / 128 GB
Bateria: 5 000 mAh a 18 W

Podemos também encontrar uma grande bateria de 5 000 mAh de capacidade, com carregamento (infelizmente) através da conexão micro USB, algo que em 2022 não deveria existir. Porém, para um telemóvel barato este tipo de sacrifícios ainda é relativamente comum.

Temos também uma porta áudio jack de 3,5 mm (porta P2), para além de um tabuleiro para dois cartões SIM e espaço para um cartão de memória micro SD para expansão do armazenamento interno.

Por fim, o Realme C30s está disponível em azul e preto, pelo preço equivalente a 95 dólares ou 95 euros para a versão base. Já a versão de topo custa o equivalente a 113 dólares, ou 113 euros através da filial indiana do website oficial da marca.

The #realmeC30s comes equipped with an Anti-slip Design in a sleek 8.5mm Ultra Slim body to ensure your clumsiness isn’t the end of your phone! #NayeZamaneKaEntertainmentLaunching on 14th Sep at 12:00PM! Know more: https://t.co/IFhQlmhGH5 pic.twitter.com/bQerVpjKbd

— realme (@realmeIndia) 13 de setembro de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.