A Realme acaba de reforçar a sua oferta de gama baixa com dois novos smartphones Android. Em causa estão os novos Realme 11 5G e Realme 11 4G que, como é apanágio da marca, primam pela boa relação qualidade / preço oferecida.
São dois equipamentos com várias semelhanças entre si, mas algumas diferenças que justificam a sua existência. A mais notória é, obviamente, o padrão de redes móveis suportado, além de ligeiras diferenças nos seus ecrãs e configuração fotográfica.
Realme 11 5G é o modelo mais preparado para o futuro
Começando pelo Realme 11 5G, este é o modelo mais competente que a marca chinesa acaba de revelar e aquele que se mostra mais preparado para o futuro. Em grande parte devido à sua compatibilidade com as redes móveis de quinta geração.
Isso é possível graças à utilização do processador Dimensity 6100+ que faz a sua estreia no mercado de telefones inteligentes. Trata-se de um bom processador de gama média com oito núcleos de processamento e suporte para redes 5G sub-6 GHz.
O seu ecrã deste Realme 11 5G é um LCD de 6,72 polegadas com uma resolução Full-HD+ e uma taxa de atualização de 120 Hz. Este tem no centro um pequeno orifício que alberga uma câmara frontal de 16 MP.
A restante configuração fotográfica encontra-se num módulo redondo localizado no canto superior esquerdo do painel traseiro do Realme 11 5G. Aqui encontramos um sensor principal de 108 MP e um sensor de 2 MP para medições de profundidade.
No interior está generosa uma bateria com 5000 mAh de capacidade, número cada vez mais frequente no mercado de smartphones acessíveis. Nota para a presença da tecnologia de carregamento rápido SuperVOOC de 67 W.
Para concluir, importa informar que o Realme 11 5G foi apresentado oficialmente no Vietname pelo equivalente a 259 €. Ainda não sabemos quando é que este modelo irá chegar aos demais mercados internacionais.
Realme 11 4G reforça a aposta na relação qualidade / preço
Hoje ficamos ainda a conhecer o Realme 11 4G, versão mais comedida a entrar agora no portefólio de dispositivos móveis da tecnológica chinesa. Este modelo, como o nome sugere, vem limitado ao padrão de redes de quarta geração.
Fator preponderante para esse facto é a presença do processador MediaTek Helio G99. A ausência de compatibilidade com redes 5G é um dos pontos menos positivos, em 2023, deste competente processador da construtora asiática.
Olhando para o seu ecrã, neste modelo encontramos um painel com tecnologia AMOLED com 6,4 polegadas e uma taxa de atualização de 90 Hz. Em comum com o modelo acima há a câmara frontal de 16 MP, mas alojada à esquerda do ecrã.
No departamento fotográfico encontramos uma disposição semelhante ao modelo supra, porém, com uma diferença na sua configuração. Com efeito, temos um sensor principal de 108 MP acompanhado por um sensor monocromático de 2 MP.
A alimentar o Realme 11 4G temos um sistema similar ao do seu irmão 5G, ou seja, uma bateria de 5000 mAh com carregamento a 67 W: O software é igual em ambos os modelos, ou seja, temos a interface Realme UI 4 baseada no Android 13.
O Realme 11 4G foi apresentado em Taiwan com um preço equivalente a 283 €. Aguardamos por informações sobre a sua disponibilidade noutros mercados internacionais.
Editores 4gnews recomendam: