Realizador de cinema japonês grava filme com... um iPhone 15 Pro! (vídeo)

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 1 min.

De forma a provar a qualidade dos seus telemóveis, a Apple ofereceu um iPhone 15 Pro a um realizador japonês, Takashi Miike. O desafio seria filmar uma curta-metragem com o iPhone. O filme tem cerca de 19 minutos de duração e chama-se “Midnight”. Podes vê-lo, no vídeo abaixo.

Tal como refere a Digital Trends, a curta-metragem em questão “dá vida a um mangá do lendário artista Osamu Tezuka” e conta-nos a história de um taxista misterioso, que auxilia uma jovem que estava a ser perseguida por criminosos.

No filme, destacam-se vários recursos do iPhone 15 Pro, entre os quais os planos em câmara lenta

Trata-se, portanto, de um filme repleto de ação, onde é possível observar vários recursos do iPhone 15 Pro. Ao observar o vídeo, ficam bem evidentes as capacidades do telemóvel para tirar fotografias com pouca luz, fazer sequências de rastreamento, assim como planos em câmara lenta. Outro recurso utilizado durante a gravação do filme foi o sensor “LIDAR”, incorporado no telemóvel.

Ainda que possa impressionar o facto do filme ser gravado com um iPhone 15 Pro, importa referir que, tal como evidencia o making of do filme, a produção esteve repleta de profissionais altamente qualificados, na arte de produzir cinema da melhor qualidade.

Para o realizador, o iPhone 15 Pro tem potencialidades que câmaras de cinema não têm

Sobre esta experiência nova para o realizador japonês, o próprio referiu que sentiu, durante a gravação, que “o iPhone tem o poder de fazer coisas que uma câmara de cinema convencional não consegue” (via Digital Trends).

Takashi Miike destaca a precisão com que o iPhone 15 Pro consegue captar as expressões dos atores, de uma forma apelativa e dinâmica. Isto sem nunca deixar de evidenciar as suas emoções e pensamentos, tal como o próprio reforça.

Numa nota final, o realizador japonês aproveitou, ainda, para dizer que este tipo de recursos podem ser boas aquisições em produções cinematográficas. Miike considera que telemóveis como o iPhone 15 Pro têm o potencial de reformular a forma dos cineastas pensarem a indústria.

Foto: (via Pexels e Apple)
Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.