Queres fazer diamantes em casa? Alibaba vende máquina que o possibilita

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Os diamantes são uma das pedras preciosas mais conhecidas e igualmente objeto de cobiça por parte de muitos. Mas e se te disséssemos que há à venda máquinas que te permitem fazer os teus próprios diamantes?

Pois bem, isso é mesmo verdade e temos alguns exemplos na plataforma de vendas online chinesa Alibaba. Contudo, os preços praticados não são para qualquer carteira, já que uma das mais acessíveis tem um preço de 200 mil dólares.

Comprar uma máquina de fazer diamantes é fácil, desde que tenhas dinheiro

Por muito estranho que possa parecer para alguns, a disponibilidade deste tipo de máquinas não é assim tão rara. Esta é uma tendência em crescimento nos últimos anos para democratizar a produção de diamantes.

produção diamantes
Fábrica com máquinas para produção de diamantes em HPHT

Javid Lakha, estudante de pós-graduação na Universidade de Harvard, lançou recentemente uma peça sobre a produção de diamantes. Segundo o seu texto, existem dois grandes tipos de produção: processo de alta pressão e alta temperatura (HPHT) e deposição química de vapor (CVD).

Na Alibaba encontram-se há vendas máquinas para a produção de diamantes para estes dois processos. Para o processo HPHT é possível encontrar máquinas com preços de 200 mil dólares, ao passo que máquinas para o processo CVD podem ascender aos 450 mil dólares.

produção di
Máquina para produção de diamantes em CVD

Produção de diamantes exige conhecimento e muitos materiais

Mesmo que tenhas dinheiro para comprar uma destas máquinas, é importante sublinhar que isso não basta. A operação destas máquinas não é simples e para que a produção seja bem sucedida são necessários vários materiais e conhecimentos técnicos.

Por exemplo, para a produção de diamantes no processo HPHT necessitarás de uma fonte confiável de grafite de alta qualidade, materiais como ferro ou cobalto e ainda sistemas precisos de controlo de temperatura e pressão.

Já no caso do processo CVD necessitarás de um fornecimento constante de gases como metano e hidrogénio. Terás ainda de encontrar forma de gerar e controlar micro-ondas e filamentos quentes.

Em ambos os processos precisarás ainda de sementes de diamante para iniciar o processo de crescimento. Isto para não falar nos conhecimentos técnicos necessários para lidar com o processo de crescimento, bem como manusear os materiais já referidos.

Se tens esta panóplia de conhecimentos e acesso aos materiais necessários, podemos dizer que nunca foi tão fácil produzir diamantes. Caso tenhas dinheiro e conhecimento para tal, podes começar já a pensar abrir um negócio de produção e venda de diamantes em casa.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.