Queres esconder algo? Esta é a novidade perfeita do WhatsApp

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A app de mensagens instantâneas mais popular do mundo, o WhatsApp, continua a receber melhorias de forma bastante periódica graças aos esforços do grupo Meta (ex-Facebook). Agora, temos uma secção secreta que pode ser de grande utilidade geral.

Estas melhorias são gradualmente introduzidas na versão de testes (Beta) da app de mensagens para Android e iOS (iPhone) de modo a aferir a sua estabilidade e utilidade geral. Dito isto, na minha opinião é agora uma estão de tempo até que cheguem à versão estável, disponível para qualquer utilizador.

Em breve teremos os Chats Protegidos a chegar ao WhatsApp

WhatsApp

As últimas melhorias a chegar ao WhatsApp tocam sobretudo na privacidade e segurança de utilização, começando pelas mensagens que se auto-destroem, ou que se apagam automaticamente. Recurso que, aliás, já está disponível há város meses.

Esta função trouxe de imediato uma camada extra de secretismo e privacidade, porém, teremos em breve um novo recurso mais forte ainda para evitar que os olhares curiosos vejam o que não devem. Com efeito, só com a autenticação biométrica é que poderão entrar nestas salas de conversa ou chats do WhatsApp.

A propósito, e tal como já é hábito, estas novidades foram descobertas pelos colegas da publicação WABetaInfo, que, ao estudar as versões beta do WhatsApp, encontrarem as referidas alterações. Apelidadas "Locked Chats" ou salas de conversa / chats bloqueados, serão o próximo recurso a chegar à aplicação de mensagens instantâneas.

Só com autenticação é que teremos acesso a estas conversas do WhatsApp

WhatsApp

Importa frisar desde já que estas melhorias estão presentes, de momento, na versão 2.23.8.2, beta para Android. Portanto, caso estejam inscritos no programas de testes, já podem instalar esta versão experimental através da loja Google Play Store.

Em causa está efetivamente uma nova camada adicional de segurança que podem deixar o teu WhatsApp mais seguro. Estes chats ou salas de conversação estarão protegidos com acesso condicionado pela autenticação com impressão digital, ou biometria.

Imagens e arquivos também estarão protegidos no WhatsApp

Importa notar que esta "parede de proteção" abrange também os ficheiros recebidos nas Conversas Secretas. Portanto, caso recebam alguma imagem, vídeo, ou arquivo de áudio nestas circunstâncias, os mesmos não serão guardados na Galeria do smartphone, mantendo-se privados.

Portanto, se queres ocultar algo nesta app de mensagens e garantir que dificilmente outra pessoa tem acesso aos mesmos, a próxima atualização do WhatsApp pode ser a ideal. Resta agora saber exatamente quando é que esta função chegará, por fim, à versão estável do mensageiro mais popular do mundo.

📝 WhatsApp beta for Android 2.23.8.5: what's new?WhatsApp is working on an entry point to open and manage locked chats, available in a future update of the app!https://t.co/rQjEAMc3Gb pic.twitter.com/ZyBtK5BxB6

— WABetaInfo (@WABetaInfo) 5 de abril de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.