Google encerra outra das suas boas apps para Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 1 min.

Antes de existirem os smartphones Google Pixel já a tecnológica norte-americana possuía a gama de smartphones Google Nexus. Ora, estes telefones usavam então o lançador ou launcher Google Now que proporcionava uma experiência de uso extremamente leve.

Entretanto, mesmo com a introdução da gama Pixel, o Google Now Launcher permaneceu como uma das soluções mais populares da tecnológica norte-americana. Isto assim que a empresa o disponibilizou não só nos seus telefones, mas para todos os dispositivos Android.

É o fim para o launcher Gogle Now

Google Now

Note-se, porém, que este mesmo programa, o Google Now Launcher, foi retirado da Play Store em 2018, ainda que continuasse disponível em vários pontos da Internet, sobretudo através do portal XDA Developers, entre outros pontos especializados.

Agora, porém, ficamos a saber que esta solução, presente ainda em vários smartphones Android atuais, ficará completamente inutilizado até ao final deste mês de abril. As novidades foram avançadas pela publicação 9to5Google e não admitem recurso.

A publicação em causa analisou a mais recente versão do launcher (14.14) verificando que em breve esta solução deixaria de funcionar nos smartphones em que ainda esteja presente. Tal como podemos observar pela imagem acima, o aviso é perfeitamente claro.

Foi um dos lançadores mais populares para dispositivos Android

Google Now Launcher

A partir daqui, a única solução passa por instalar um novo launcher, ou usar o predefinido pelo sistema e pela marca de smartphone em questão. Note-se que, chegada a data de encerramento do Google Now Launcher o sistema forçará a utilização do launcher nativo.

Para os utilizadores que ainda apreciavam e usavam esta solução para os seus dispositivos, valorizando a leveza e simplicidade do mesmo, está agora na altura de procurar uma nova opção.

Dito isto, o término das operações do Google Now Launcher não nos surpreende. Afinal de contas, a aplicação já fora removida da Google Play Store em 2018, pelo que atualmente já era suportada por um número muito reduzido de smartphones Android.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.