O tombo da Apple e a reconquista da Huawei: mercado chinês em mudança

Bruno Coelho
Bruno Coelho
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A empresa de análise Canalys divulgou o seu mais recente relatório sobre o mercado de smartphones da China para o primeiro trimestre de 2024. E a Apple saiu prejudicada entre as cinco principais marcas que disputam a supremacia na maior economia da Ásia.

A Huawei voltou ao primeiro lugar após 13 trimestres com uma quota de mercado de 17%. O fabricante local enviou 11,7 milhões de smartphones, graças às suas populares séries Mate e Nova.

iphone

A Oppo subiu ao segundo lugar com um forte desempenho da sua série Reno 11, enviando 10,9 milhões de unidades. Por outro lado, a Honor, Vivo e Apple abrandaram as suas vendas no trimestre, ocupando, respetivamente, o terceiro, quarto e quinto lugares.

A Honor enviou 10,6 milhões de unidades com uma quota de 16%, um aumento ano após ano de 9%. A Vivo enviou 10,3 milhões de unidades com uma quota de 15%, uma diminuição de 9% face aos valores de há um ano.

Apple registou a maior queda entre as cinco principais marcas

A Apple registou a maior queda entre as cinco principais marcas. Afundou-se no quinto lugar a partir do primeiro lugar, com 10 milhões de unidades e uma quota de 15%. O que representa uma diminuição ano após ano de 25%.

O desempenho da Huawei aumentou 70% em relação ao ano anterior, quando a empresa ainda estava a reorganizar o seu negócio de smartphones após as sanções dos EUA. A marca lançou, entretanto, a sua nova linha Pure de smartphones e tem estado ocupada a desenvolver o seu próprio sistema operativo, HarmonyOS.

Os dados mais recentes não devem ser agradáveis de ler para o CEO da Apple, Tim Cook, após a sua viagem à China para a inauguração de uma nova loja em Xangai. Durante a sua visita, que se seguiu a um forte quarto trimestre na China, Cook anunciou a expansão do centro de pesquisa e desenvolvimento da Apple na cidade.

A Apple está a aprofundar os seus laços com a China apesar da expansão da produção no Sudeste Asiático e na Índia. Aproximadamente 17% das vendas líquidas da Apple de outubro a dezembro foram provenientes desta região. Mas a empresa enfrenta agora desafios para reverter a queda nas vendas do iPhone no país, com uma diminuição de 24% face ao período homólogo de 2023.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.