Qualcomm apresenta os Snapdragon W5 e W5+ Gen 1 para revolucionar os smartwatches

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Qualcomm realizou hoje um importante anúncio para todos os amantes de tecnologia wearable. Falamos da apresentação dos Snapdragon W5 Gen 1 e Snapdragon W5+ Gen 1 destinados aos relógios inteligentes de próxima geração.

Ambos os processadores foram desenvolvidos ao abrigo da litografia de 4nm e apresentam ganhos significativos face ao Snapdragon Wear 4100+. Os primeiros produtos com os novos processadores começarão a chegar ao mercado nas próximas semanas.

Snapdragon W5+ Gen 1

Os Snapdragon W5 Gen 1 prometem o dobro do desempenho

O anúncio feito hoje pela Qualcomm deixa o mercado dos wearables com bastante expectativa para o futuro. Os números avançados pela empresa americana surpreendem e deixam-nos a sonhar com as potencialidades dos produtos que os utilizarem.

Com efeito, a Qualcomm promete que os novos Snapdragon W5 Gen 1 e W5+ Gen 1 irão duplicar o desempenho do seu antecessor. Estes são números impressionantes para ganhos registados de uma geração para a seguinte.

Já no que concerne a autonomia, a Qualcomm promete uma longevidade energética 50% superior face à atual geração. Valores igualmente entusiasmantes, considerando que a bateria é o principal problema dos relógios com Wear OS.

Snapdragon W5+ Gen 1

Por falar em Wear OS, a Qualcomm aliou-se à Google para o desenvolvimento dos Snapdragon W5 Gen 1 e Snapdragon W5+ Gen 1. O resultado são dois processadores perfeitamente otimizados para este sistema operativo para melhor desempenho e maior autonomia.

A diferença entre o Snapdragon W5 Gen 1 e o Snapdragon W5+ Gen 1

Os dois processadores agora revelados pela Qualcomm possuem apenas uma diferença entre ambos. Com efeito, o primeiro dispensa a utilização de um co-processador AON (always on) para ajuda suplementar a algumas tarefas.

O Snapdragon W5+ Gen 1 consegue assim lidar com mais tarefas em segundo plano que o seu irmão, enquanto requer menos energia. Ao seu encargo ficarão tarefas como processamento de fala, reprodução de áudio ou notificações.

Este processador secundário oferece ainda suporte para Bluetooth 5.3 e LTE de baixa energia, Wi-Fi e GNSS. Nota ainda para o suporte de modos como Hibernação ou Sono Profundo.

Snapdragon W5+ Gen 1

Internamente, o Snapdragon W5+ Gen 1 conta com quatro núcleos Cortex A53 e um núcleo Cortex M55 para tarefas de menor exigência. A componente gráfica ficará relegada para a GPU A702 a correr a 1 GHz e conta ainda com suporte para RAM LPDDR4 a 2133 MHz.

A Qualcomm informa que o Snapdragon W5 Gen 1 será uma proposta mais seletiva, ou seja, dedicada a certos nichos de mercado. Temos, por exemplo, smartwatches para crianças, seniores, saúde e alguns segmentos empresariais.

Deste modo, é expectável que o Snapdragon W5+ Gen 1 seja o processador dirigido aos relógios mais potentes e destinados às massas. Será, portanto, este o SoC a ter em conta doravante na hora de escolher o teu próximo smartwatch.

Para rematar este anúncio, a Qualcomm informa que a Oppo e Mobvoi estarão na linha da frente para o lançamento de produtos com os novos Snapdragon W5 Gen 1. A Oppo poderá fazer o seu anúncio já em agosto, com a certeza de que 25 modelos com estes novos SoC´s estão já programados.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.