Qualcomm apresenta novos processadores Snapdragon 617 e 430, de gama média e baixa com potência de topo

André Brito
André Brito
Tempo de leitura: 2 min.

Nestes últimos dias temos falado de vários novos smartphones que vão estar equipados com os chipsets Snapdragon de próxima geração desenvolvidos pela Qualcomm, para além disso temos assistido também à guerra, à qual vou chamar, "territorial" entre a Qualcomm e a MediaTek, dois novos inimigos. A MediaTek trouxe-nos muito recentemente vários processadores baratos de produzir mas acima de tudo, potentes e capazes e logo começaram a roubar terreno à Qualcomm ao equipar vários dispositivos, principalmente dispositivos Samsung Mega On terá direito ao novo processador Snapdragon 412

Esta guerra acaba por obrigar um, digamos, maior esforço por parte das duas empresas e isso só pode reverter para nós utilizadores, que somos presenteados com grandes produtos a preços competitivos. Hoje, a Qualcomm anunciou dois novos processadores Snapdragon para tornar as coisas com a MediaTek mais interessantes e competitivas, que fazem parte da nova "fornada" de SoC, um novo chipset da série 6, correspondente à gama média, e outro da série 4 que correspondente à gama baixa.

Mas não se deixem enganar pela "gama baixa e média", com o avanço tecnológico destes últimos meses, estes processadores quebram recordes em termos de performance e capacidades nas suas respetivas categorias.

O Snapdragon 430 é a resposta da Qualcomm para dispositivos de gama baixa. Este chipset é um octa-core composto por 8 Cortex-A53 capaz de frequências até 1.2GHz. A GPU também foi melhorada, o 430 agora está equipado com a Adreno 505 e é agora capaz de suportar câmaras fotográficas de até 21MP, o que é inédito num processador para gamas baixas.

Para além disto, o Snapdragon 430 também suporta a nova tecnologia da Qualcomm , o Quick Charge 3.0 que permite o carregamento de 80% da bateria em 30 minutos se os fabricantes realmente incluírem a funcionalidade no seu dispostivo, esperemos que sim, e ainda suporta conectividade X6 LTE com Cat 4 de velocidades de download até 150Mbps e Cat 5 de velocidades de upload até 75Mbps.

Para a gama média, a Qualcomm desenvolveu o Snapdragon 617, e este sim vai "combater" diretamente com os processadores da MediaTek. o 617 também é um octa-core, composto por 8 Cortex-A53, mas capaz frequências até 1.5GHz.

Para além das frequências, o 617 supera o 430 também em conectividade pois está equipado com X8 LTE com Cat 7 de velocidades de download até 300Mbps e upload até 100Mbps. O Snapdragon 617 também é capaz de suportar câmaras de até 21MP e a tecnologia Quick Charge 3.0.

Relativamente às datas, somos capazes de ver dispositivos equipados com o Snapdragon 617 já este ano enquanto só veremos o 430 aparecer no segundo trimestre de próximo ano. Estes novos processadores nivelam a Qualcomm e a MediaTek e vão fazer os fabricantes pensar muito bem antes de escolherem entre as duas, agora só falta ver com que produtos é que a MediaTek responde à Qualcomm.

Talvez querias ver:

  • Snapdragon 820 apanhado no Antutu com 83 mil pontos
  • Samsung diz aos consumidores Apple "Se não parece o teu telefone, não é o teu telefone"
  • O Huawei Nexus 6 já passou na GeekBench e "deixou lá" várias especificações