via e fonte

A 4gnews é um blog de tecnologia que nasceu de uma paixão. Embora poucos acreditem, esta é uma vida stressada. Para além de servidores, SEO’s e tretas que um blogger ou dono de site se tem de preocupar, tirar férias parece sempre impossível. Felizmente para mim, na 4gnews temos uma equipa fantástica que se vai desdobrando ao ponto de fazer deste o melhor site/blog de tecnologia falada em Português.

Desde o início desde blog que fomos aprendendo umas coisas. Por isso, o melhor que temos a fazer é transmitir o nosso conhecimento para quem quer começar o seu próprio blog.

   

fontes e vias

Comecemos a falar de “fontes” e “vias”. Este assunto é um pouco medroso para alguns (cof, cof, a maior parte) sites portugueses. Por algum motivo, que não entendo o porquê, a maior parte deles insiste em esconder de onde tiram a informação.

Mas o que são essas “fontes”e “vias”? Imagina que vejo um artigo no site TechnoBuffalo sobre as futuras especificações do Galaxy S7 e acredito que o nosso público gostará de saber. Escrevo o artigo e tal, com a minha visão, mas quando chega ao fim tenho de dizer: “É pá, eu sei que terá este processador porque aquele site o disse”. O Technobuffalo neste caso passa a ser a minha VIA.

Mas o Technobuffalo também foi buscar a informação a alguém. Imaginemos que foi recolher a informação ao Pocketnow que, por sua vez, foi buscar a informação a um site chinês. Este site chinês, imaginemos, foi o site que conseguiu a informação, por isso ele é a fonte. (estão a acompanhar?)

A minha fonte é o site chinês porque lançou um “exclusivo” por isso é a fonte de toda a gente, mas a Via é o site onde o blogger foi buscar a informação, no meu caso o TechnoBuffalo e no caso do TechnoBuffalo é o Pocketnow. Ou seja, a fonte não pode mudar.

E porque é que isto é tão importante? (Para além de ética jornalística)

Esta informação é importante para todos os lados, seja para o blog em si, para os leitores do mesmo e para os sites que são referenciados.

O Google Search (ou qualquer outro search) funciona tipo “teias”, redes ligadas entre si. Sites a reencaminhar links para outros fortalecem essas teias, dando aos sites que recebem e que enviam links mais credibilidade.
fontes e vias

Por isso, se a PhoneArena vier buscar uma informação à 4gnews, eles, como via, escreverão “4gnews”. Se a 4gnews for a fonte, de igual forma. Tal como a nós fazemos.

Para além de ética jornalística, as fontes e vias são uma forma de dizer ao leitor, “Hey eu não estou aqui a inventar” e uma forma de, tanto o teu blog como os outros, ganharem com isso. Por isso não tenhas medo de citar isso se os sites que te fornecerem essas informações. Depois da mudança do nosso tema ficámos com essa opção de raiz. Até essa data usávamos um plugin chamado Resourcify para fazer esse trabalho.

Depois tens links follow e non follow, mas isso deixaremos para outro artigo.

Talvez queiras ver:

😉

Fundador do projeto 4gnews, sempre olhei para a tecnologia como um pedaço de nós. Desde cedo ligado ao mundo tecnológico, este é literalmente o meu trabalho de sonho.
Amante de vinho e apaixonado pelo meu Vit. Guimarães, acredito ainda que todas as nossas acções são o gatilho para o nosso futuro.