PS5 Pro: tudo o que sabemos sobre a nova consola

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Os rumores sobre uma nova consola PlayStation estão ao rubro, multiplicando-se a uma velocidade luz.

Preparámos um resumo com todas as informações disponíveis até agora sobre a PlayStation 5 Pro que pode chegar às prateleiras das lojas ainda durante este ano.

Datas de apresentação e chegada ao mercado

imagem PlayStation 5
Atualmente, a PlayStation 5 parece ter ultrapassado o problema de escassez de componentes e está disponível em todas as lojas Crédito@PlayStation

De acordo com os rumores, a nova PlayStation 5 Pro pode ser apresentada oficialmente já no próximo mês de julho. Esta previsão apoia-se no facto de tradicionalmente a Sony fazer anúncios a meio do ano.

Esta teoria ganhou ainda mais força depois de um alto funcionário da divisão de videogaming da empresa japonesa ter feito a seguinte afirmação: “Até ao final do ano fiscal de 2022, as vendas acumuladas da PS5 vão ultrapassar os 37 milhões de unidades e acreditamos que será um momento muito importante para a plataforma. Espero que estejam ansiosos por 2023”.

Esta última fase foi o gatilho para os rumores sobre o lançamento de um novo modelo da PS5.

No entanto, vai passar-se algum tempo desde a apresentação oficial da nova consola até esta chegar às prateleiras das lojas. Também tendo em conta o histórico da empresa, só em novembro é que o novo modelo será disponibilizado no mercado para os utilizadores finais.

Especificações esperadas na PlayStation 5 Pro

Quanto às especificações, até a imprensa especializada em videojogos tem dificuldade em prever o que aí vem. É pouco provável que a nova PS5 Pro traga consigo suporte para 8K. Tudo porque os televisores com esta resolução são ainda muito caros.

Os especialistas concordam que a Sony por optar por manter um desempenho 4K, mas integrar uma taxa de atualização mais elevada com o recurso Ray Tracing ativado. A confirmar-se esta informação, os utilizadores agradecem a melhoria.

Por outro lado, um rumor recente sobre a AMD sugeriu que a PS5 Pro pode trazer um novo processador RDNA para um aumento, que se espera significativo, no seu desempenho.

Por fim, a gigante japonesa pode ainda responder aos desejos dos utilizadores e aumentar o espaço de armazenamento disponível para 2 TB. Recorde-se que a PS5 conta com um SSD com 825 GB que parece estar a revelar insuficiente para jogos armazenar uma biblioteca de jogos mais recentes.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt