A PS5 Digital Edition chega a 19 de novembro às lojas em Portugal, sendo a versão mais barata da nova PlayStation. Aqui damos a conhecer as principais vantagens da versão digital da nova consola da Sony e identificamos o tipo de utilizador a que se destina.
Explicamos o significado prático da "Digital Version", as vantagens desta versão mais barata, bem como as potenciais desvantagens. O que fica em falta nesta versão da PlayStation e o que realmente muda entre ambas as versões da consola PS5.
1. A PlayStation 5 Digital Edition tem o melhor preço
O impacto imediato é a diferença de preço entre as duas consolas. A PS5 Edição Digital (825 GB) custa 399 €, ao passo que a PS5 normal custa mais 100 euros, elevando o preço para 499 €. Ambas as consolas podem usar os mesmos acessórios oficiais.
Ambas as consolas da Sony têm cor branca e podem ser colocadas na vertical, ou horizontal. Note-se que as PS5 têm perto de 40 centímetros de comprimento, algo que poderá condicionar a sua instalação, com dimensões similares em ambas as versões.
As novas consolas chegam às lojas a 19 de novembro em Portugal, com o preço tabelado pela marca. Na caixa, cada consola terá um exemplar dos novos comandos DualSense, a documentação necessária e os cabos de ligação à TV e energia.
Assim, podemos poupar 100 euros ao escolher a versão digital e investir, por exemplo, em novos jogos para a PS5.
2. O leitor Blu-Ray nem sempre será necessário
A PlayStation 5 normal tem leitor de discos Blu-ray, ao passo que a Edição Digital não. Portanto, quem já comprava a maioria dos jogos online (download), a PS5 Digital Edition será a melhor compra, destacando-se na relação preço / qualidade.
Por outro lado, uma vez que a nova PS5 é compatível com a maioria dos jogos disponíveis para a PlayStation 4, os jogadores que tenham vários jogos, sobretudo em disco para a PS4, deverão optar pela versão normal da nova consola da Sony.
Uma vez que não é possível usar discos Blu-ray na PS5 Digital Edition, o utilizador também não terá como usar a consola como um leitor de Blu-ray para ver filmes. Aliás, tampouco poderá comprar algum acessório extra para suprir esta necessidade.
Em síntese, consoante o tipo de utilização, a escolha poderá recair entre ambos os modelos da consola da Sony.
3. O design das novas consolas é idêntico
A nova PS5 da Sony pesa um total de 4,5 kg na versão normal, ao passo que a Digital Edition, a versão mais barata, pesa 3,9 kg. Ao mesmo tempo, é ligeiramente mais esguia uma vez que não tem a drive ótica, mas ambas as versões têm a mesma altura.
Vale ainda frisar que ambas as novas consolas da Sony têm as mesmas caraterísticas técnicas. Isto significa que o seu desempenho gráfico e "poder" de processamento para jogos é o mesmo, variando apenas a forma como podem "receber" os ditos jogos.
Especificações | PlayStation 5 |
---|---|
Processador (CPU) | Ryzen Zen 2 de 8 núcleos até 3,5 Ghz da AMD |
Gráfica (GPU) | Radeon RDNA2 com RayTracing e 10,3 Teraflops da AMD |
Áudio | Tecnologia "Tempest" 3D Audio |
Memória RAM | 16 GB GDDR6 |
Armazenamento | SSD de 825 GB |
Importa assim destacar que os dois modelos da PS5 têm as mesmas especificações, conseguindo "rodar" os jogos na mesma qualidade. Mas, para quem é esta nova consola da Sony? A resposta está abaixo.
4 argumentos (extra) a favor da PS5 Digital Edition
1.PlayStation Network (PSN). Quem tem vários jogos descarregados através da PSN - e poucos em suporte físico (disco) - ficará bem servido ao comprar a PS5 Digital Edition, adequando-se melhor esta versão ao seu estilo de vida e jogo.
2. Streaming. As novas consolas podem ser utilizadas para reproduzir conteúdos como filmes e séries via streaming e, caso este seja o método preferência de consumo de multimédia, a ausência de um leitor Blu-ray não será lamentada.
3. Caixas de jogos. Caso não exista o hábito e/ou gosto de colecionar as caixas dos jogos físicos e acessórios similares, a Sony PlayStation 5 Digital Edition é a melhor compra para estes jogadores.
4. Multiplayer. Uma vez que a PS5 Digital Edition é, por excelência, uma consola para jogar online, caso o modo multiplayer seja o favorito e raramente jogues sozinho (single player), este tipo de utilização remete sobretudo para a edição mais barata.
Caso não se revejam nos três argumentos apresentados acima e queiram ver filmes através da consola, tenham vários jogos físicos da PS4, ou gostem de colecionar as caixas dos jogos, a versão com leitor Blu-ray da PlayStation 5 será a melhor escolha.
Sabe mais sobre jogos: