Próxima Alexa vai ser mais inteligente com IA mas terá custo extra

Pedro Alves
Pedro Alves
Tempo de leitura: 1 min.

A próxima versão do Assistente Virtual da Amazon poderá vir mesmo a ser paga, incluindo pelos utilizadores do serviço Amazon Prime, mas o seu lançamento apenas deverá acontecer mais para o final do ano.

De acordo com informações da CNBC, que cita fontes conhecedoras dos planos da Amazon, a introdução da tecnologia de Generative AI (GenAI) tornará a versão deste serviço “mais conversacional” e “inteligente”, justificando a cobrança de uma prestação mensal adicional para pagar o investimento na tecnologia adicionada.

Amazon Alexa
Imagem de Amazon.com

Para já os responsáveis da Amazon não confirmam esta informação, mas o site The Verge recupera as declarações do antigo vice-presidente da empresa para a área de dispositivos e serviços, David Limp, quando em setembro de 2023, admitiu que a Amazon “acabará por cobrar alguma coisa” por uma versão da Alexa com Inteligência Artificial Generativa.

Na mesma entrevista, o responsável da Amazon avançou ainda que a versão convencional da Alexa deverá continuar gratuita.

Assistente mais inteligente

Na altura da apresentação de uma preview da Alexa com tecnologia de large language model (LLM), em setembro do ano passado, Andy Jassy, CEO da empresa, falou de uma versão da Alexa “ainda mais inteligente e capaz” com a inclusão de GenAI. Por exemplo, através de uma “melhor compreensão das frases durante uma conversação”, ou do “suporte a múltiplas tarefas a partir de um único pedido”.

Apesar das promessas dos responsáveis da Amazon de um serviço mais inovador e inteligente, o feedback relativo aos testes com a nova versão da Alexa com GenAI está longe de ser positivo, o que poderá ditar o adiamento do seu lançamento.

E numa altura em que a corrida aos assistentes virtuais com capacidades de Inteligência Artificial generativa está ao rubro, é crucial para a Amazon garantir um produto à altura dos seus principais concorrentes - Apple e Google – que estão a anunciar versões atualizadas dos seus assistentes virtuais com GenAI, mais úteis, com mais contexto, melhor análise de tonalidade das vozes e conversações mais naturais.

Pedro Alves
Pedro Alves
À paixão da escrita juntou a da Tecnologia e fez disso profissão durante duas décadas.