Amazon poderá começar a cobrar pela Alexa ainda em 2024

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Com o crescendo de popularidade dos produtos de Inteligência Artificial (IA) no mercado, parece que as empresas querem começar a faturar um pouco mais com essa tecnologia, E a próxima empresa a adotar esse modelo será a Amazon.

Segundo um relatório agora divulgado pela Business Insider, a Amazon tem planos para lançar uma nova Alexa para o mercado em junho deste ano. Um renovado serviço que, ao que tudo indica, não será gratuito.

"Alexa Plus" será o novo serviço de IA da Amazon

O relatório em causa afirma que a Amazon irá renovar a sua assistente pessoal Alexa com mecanismo de IA. Este novo serviço é conhecido como "Alexa Plus" e poderá ser apresentado a 30 de junho.

Amazon Alexa

Alegadamente, a nova Alexa está em fase de testes junto de milhares de consumidores e é conhecida como “Remarkable Alexa.” Contudo, os relatos apontam para uma tecnologia fraca e com um desempenho bastante aquém das expectativas.

Os funcionários da Amazon citados no relatório da Business Insider afirmam que a "Alexa Plus" é boa a manter conservas, mas péssima em executar tarefas realmente úteis. As suas respostas serão demasiado longas e por vezes erradas com o que chamam "alucinações de IA".

Aparentemente, um dos pontos mais preocupantes da nova Alexa são pedidos com várias etapas e interação com vários serviços. Um exemplo dessa dificuldade é quando o utilizador pode para ligar as luzes e a música ao mesmo tempo.

Para tentar superar esta falta de qualidade da nova Alexa, a Amazon estará a reestruturar a tecnologia base da sua nova IA. Algo que poderá fazer derrapar o atual calendário de lançamento definido.

Nova Alexa está a gerar discórdia interna

A Alexa com IA tem sido controversa no seio da empresa norte-americana. Sobretudo entre a equipa responsável pelo desenvolvimento da "Alexa clássica", já que estes desejam manter parte do seu trabalho original na nova versão da assistente.

Outro ponto de discórdia é a intenção da Amazon de cobrar pela sua nova forma da Alexa. Sobretudo se o produto final ficar aquém das suas principais concorrentes, algo que se verifica nesta fase do seu desenvolvimento.

Perante estas posições, haverá uma petição interna para que a Amazon adie o lançamento da "Alexa Plus". Por enquanto, não existem informações oficiais sobre esta tecnologia, por isso, devemos aguardar por mais pormenores.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.