Projecto secreto da Apple: a app CarPlay poderá controlar a velocidade do teu carro e muito mais

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A Apple poderá estar a trabalhar na sua aplicação CarPlay para acrescentar mais funcionalidades que te permitam controlar mais funções no teu carro.

O projeto que, por enquanto é confidencial, está ainda numa fase muito inicial de desenvolvimento.

App CarPlay com controlo sobre o velocímetro, temperatura e assentos do carro

De acordo com fontes próximas da Apple, a empresa está a trabalhar num projeto secreto que pretende acrescentar mais funcionalidade à aplicação CarPlay. Ainda que o desenvolvimento se encontre numa fase bastante inicial, a ideia é ambiciosa e sedutora para todos os condutores.

Com o nome de código IronHeart, a Apple pretende que a app CarPlay tenha acesso a várias funções dos carros para que as possa controlar. Dentro destas funções estão incluídos o tacómetro, velocímetro, instrumentos de combustível, assentos, temperatura, sistemas de descongelamento e configurações de áudio (som surround, equalizadores, tweters, subwoofers, etc).

Como é possível ver, este é um projeto ambicioso, mas que pode vir a responder à insatisfação que alguns utilizadores expressaram por terem de alternar entre a aplicação CarPlay e o sistema do carro para gerir os controlos principais.

Fabricantes de automóveis podem ficar reticentes quanto à entrada da Apple no mercado

Se o projeto IronHeart for bem-sucedido, a Apple pode muito transformar a aplicação CarPlay numa interface para controlar uma grande parte das funções do carro. Por outro lado, a empresa de Cupertino pode também usar os dados recolhidos para desenvolver mais aplicações para os automóveis ou para acrescentar mais funcionalidades à CarPlay.

O novo e secreto projeto pode indicar que a Apple pretende desenvolver mais recursos para automóveis, para além da CarPlay que foi já lançada em 2014. E ainda que esta app da Apple esteja presente em mais de 600 modelos de automóveis, esta iniciativa pode não ser imediatamente aceite pelos fabricantes de veículos.

Isto porque marcas como a Tesla e a Ford preferem desenvolver os seus próprios sistemas de entretenimento e controlo de funções do carro. Acrescente-se ainda que algumas funcionalidades da própria aplicação CarPlay estão disponíveis em apenas alguns modelos. Veja-se o exemplo do CarKey que só está presente em alguns modelos da marca BMW.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple MacBook Pro 2021 pode ser tudo o que os fãs sonharam
  • iPhone 14: Apple não se livrará da notch no próximo ano
  • Apple: utilizadores de iPhone estão atualizar menos para o iOS 15 face ao iOS 14
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt