OnePlus reitera a não utilização do Project Treble, nem no OnePlus 5T

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

As atualizações do Android nunca foram o ex-libris deste sistema operativo. A Google tem perfeita noção disso e, sem obrigar as marcas ou impor regras tem desenvolvido etapas e possíveis soluções para mitigar este problema endémico. Veja-se, neste momento a versão mais recente do sistema operativo é o Android Oreo 8.0 e a versão mais popular continua a ser a Marshmallow. Dados da própria aqui, no nosso artigo.

Ora, se este sistema de atualizações modulares viria ajudar as construtoras a lançar atualizações de forma mais expedita, porque é que a OnePlus já confirmou que não o utilizaria? Nem mesmo no seu novo smartphone OnePlus 5T. Parece contra-senso mas existe uma justificação para tal.

Essencialmente, com o Project Treble, os dispositivos terão um módulo base que lida com o hardware, uma versão perto da raíz. Depois, teremos a estrutura do Android. É aí que entrarão as atualizações via OTA.

Project Treble não chegará ao OnePlus 5T

Manterão a versão base, que tem todos os drivers para os componentes e poderão atualizar o módulo superior, do sistema Android. Desta forma, as construtoras não terão que esperar que os fabricantes de componentes atualizem e disponibilizem os drivers necessários.

A OnePlus lançou o seu novo topo de gama, o seu flagship OnePlus 5T ainda com o sistema operativo Android Nougat, a 7ª versão desta plataforma. Ora, alguns fãs da marca estavam à espera que o Project Treble chegasse com o Android Oreo no início de 2018. Aliás, tivemos vários leitores a perguntar-nos isso mesmo.

Estas mesmas questões foram também colocadas no declarações anteriores é um redondo não.

Nenhum dos atuais smartphones da marca receberão o Project Treble com a atualização para Android Oreo com a interface OxygenOS 5.0. Contudo, o seu próximo topo de gama, com lançamento agendado para junho de 2018, o OnePlus 6, já contará com esta iniciativa.

Ora, tendo em conta o agressivo calendário de atualizações e novos equipamentos da OnePlus, daqui a nada quando começares a cantar as janeiras já podes comprar o OP6. Vá, nem tanto, ainda faltam mais uns 5 meses até que o produto seja lançado. Entretanto, o 3, 3T, 5 e 5T receberão a nova OxygenOS com o tão esperado Android Oreo.

E tu, gostarias que a marca adoptasse esta iniciativa da Google para agilizar o ritmo das atualizações? Deixa-nos a tua opinião em baixo, nos comentários.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Xiaomi teve um crescimento de 102% em apenas um ano

ASUS Zenfone 4 Max recebe oficialmente a ZenUI 4.0

Android Oreo começa a chegar aos dispositivos Android Wear

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.